TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Industria Extractiva Como Estrategia de Mobilidade Social

Por:   •  12/3/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.373 Palavras (10 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 10

CAPÍTULO I: INTRODUÇÃO

A economia Moçambicana nos últimos anos tem crescido de forma rápida e progressiva devido a emergência de megaprojectos[1] em áreas ligados aos recursos minerais com principal destaque para o carvão mineral de Tete. Assim, este cenário tem chamado atenção a todos os agentes da sociedade desde o Estado ao sector privado, pois, acredita-se que esta actividade a ponte para a prosperidade (desenvolvimento) que o país pretende almejar. Nisso, traçasse o seguinte tema: A Indústria Extrativa Vale como Estratégia de Mobilidade Social na Província de Tete, Caso do bairro Matundo na Unidade Alberto Vaquina. Inserido no actual contexto de descobertas e exploração dos recursos dentro do território nacional, no entanto, a presente pesquisa visa analisar as reais contribuições que o sector (da actividade extrativa) tem trazido para o benefício do povo Moçambicano em particular na Província de Tete para a ascendência social da população.

A empregabilidade na indústria extractiva é tida como uma forma de mobilidade social na medida em que vários indivíduos conseguem emprego nas empresas mineiras como a Vale e a Riversdale Mining Limitada diminuindo o índice de desemprego e de pobreza na Província e no País em geral. Acrescenta MOSCA e SELEMANE, (2011 p. 27) que:

Estas actividades geram emprego e rendimento para as famílias e implicam oportunidades para ampliar ou para o surgimento de novos pequenos negócios (habitação, transportes públicos, comércio, venda da pequena produção agrícola e pecuária, etc.) constituindo efeitos dinamizadores de segunda ordem (respostas produtivas a demandas de 1ª ordem de um determinado sector).

Portanto, a intenção deste presente trabalho de pesquisa é com base nos indicadores económicos e sociais disponíveis diagnosticar o desempenho da empresa mineira Vale para a mobilidade social da população da Província de Tete. O presente projecto de pesquisa está estruturado em três (3) capítulos: no primeiro capítulo apresenta-se de forma introdutória o projecto, justificando o tema, levantamento do problema, enunciação das hipóteses e dos objectivos respectivamente. O segundo capítulo apresenta-se a fundamentação teórica e conceptual, apresentando os alicerces e os fundamentos desta pesquisa; e no terceiro capítulo apresentam-se de forma detalhada as metodologias (métodos e técnicas) seguidas para a elaboração do projecto.

  1. Delimitação do tema

O estudo incide sobre “A Indústria Extrativa Vale como Estratégia de Mobilidade Social na Província de Tete”. Do ponto de vista espacial o estudo será realizado na Cidade de Tete, concretamente no bairro Matundo Unidade Alberto Vaquina e do ponto de vista temporal compreende o periodo entre 2014 – 2018.

  1. Justificativa

A escolha do tema deveu-se ao facto da autora da pesquisa estar a residir na Província de Tete e durante o convívio social ter ascultado lamentações por parte de alguns colaboradores da mineradora Vale a queixar-se de serem despedidos sem uma justa causa, por outro lado, deveu-se ainda ao facto da proponente ser formanda da UP[2] e durante a sua carreira estudantil na cadeira de Estatificação e Mobilidade Social ter participado em seminários da qual constatou que as actividades da indústria extractiva se for feita de forma transparente, integra[3] pode promover uma mudança ascendente da população, ou seja, uma subida na estrutura social dos cidadãos. Igualmente, as motivações da escolha do tema surgem também, mediante o contexto actual face às descobertas de recursos naturais que se vive em Moçambique inspirando-se no ambiente de Tete e acredita-se que a actividade extrativa seja um dos maiores contribuinte para a ascendência da vida social da população.

Tendo este como ponto de partida, o tema da presente pesquisa possui ampla relevância, quer no âmbito social, quer no âmbito científico. Assim sendo, no âmbito social desta pesquisa, observa-se na medida em que serão avançadas algumas medidas dentro do contexto político - legal que irão versar sobre o bem-estar dos cidadãos.

Por fim, no âmbito científico, esta pesquisa enquadra-se na cadeira de Estratificação e Mobilidade Social onde aborda sobre a classificação da desigualdade das pessoas em grupos com base em dimensões económica, sociais, política e ideológica. Ora, através da pesquisa pode-se obter a verdadeira noção sobre o desempenho da economia extrativa e industrial em Moçambique concretamente na província de Tete e das suas contribuições para a mobilidade social da população. Daí que o presente trabalho contribui para a geração de novos conhecimentos.

  1. Problematização

Na Província de Tete, concretamente no Distrito de Moatize depara-se com imensas disponibilidades no que diz respeito aos recursos naturais, assim sendo, observa-se uma corrida incansável por parte de investidores que procuram por mais um investimento, capitalizando elevadas quantidades dos seus fluxos financeiros nas áreas de extração e exportação destes recursos. No entanto, apesar dessa dádiva a Província de Tete continua a viver numa situação de extrema pobreza em que temos recursos abundantes e um crescimento que não se reflete na vida dos cidadãos.

Contudo, nesta indústria extractiva observa-se práticas relacionadas com a estratificação social[4] e/ou com a disparidade salarial entre trabalhadores estrangeiros e nacionais que exercem mesmas posições (tarefas) no trabalho, igualmente, assiste-se ainda na companhia Vale o despedimento dos seus trabalhadores sem justa causa possibilitando assim, a despromoção dos indivíduos na estrutura social semeando assim, o desemprego no seio da população. É nesta perspectiva que a presente pesquisa toma a seguinte questão de partida: Até que ponto a indústria extractiva Vale pode contribuir para a mobilidade Social na Província de Tete, bairro Matundo unidade Alberto Vaquina?

  1. Hipóteses

Para se dar resposta à questão exposta no problema toma-se as seguintes hipóteses:

  • Se a indústria extractiva Vale gerar emprego à população poder-se-á contribuir para a mobilidade Social na Província de Tete, bairro Matundo unidade Alberto Vaquina;
  • Se existisse uma política na indústria extractiva Vale fizesse com que os trabalhadores nacionais gozassem dos mesmos salários mensais dos colaboradores estrangeiros poder-se-á contribuir para a mobilidade Social na Província de Tete.
  1. Objectivos
  1. Objectivo geral
  • Analisar o contributo da indústria extrativa Vale para a mobilidade social da população da Província de Tete bairro Matundo unidade Alberto Vaquina.
  1. Objectivos específicos
  • Caracterizar o panorama da indústria extrativa Vale na geração do emprego na Província de Tete;
  • Identificar o tipo da indústria extrativa oper ada pela Vale na Província de Tete concretamente no Distrito de Moatize;
  • Explicar o contributo da indústria extrativa Vale para a mobilidade social da população na Província de Tete.

  1. Revisão de literatura

SELEMANE, (2009) no artigo intitulado: Alguns Desafios na Indústria Extractiva em Moçambique. Aborga que “A actividade mineira fez crescer a demanda interna e consequente oferta de bens e serviços de primeira ordem (efeito imediato). Alguns têm, necessariamente, que ser fornecidos localmente, como são os casos da hotelaria, restauração, arrendamento imobiliário e transportes de curta distância, maioritariamente através de empresas com sede na zona. Ou por outra, o arranque dos mega-projectos em Moatize, abriu portas para o rápido crescimento económico na Província concretamente na Cidade de Tete e Vila de Moatize, permitindo o fornecimento de serviços de primeira ordem”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (194.2 Kb)   docx (20.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com