TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estratificação e Mobilidade social na vertente Social

Por:   •  19/8/2018  •  Monografia  •  1.584 Palavras (7 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução

Neste presente trabalho irei falar da Estratificação e Mobilidade social na vertente Social, onde irei trazer diferentes conceitos de estratificação social, os tipos e as formas de estratificação social, detalhando cada aspecto.

Em seguida irei abordar a questão da Mobilidade Social, trazendo a sua definição, os tipos de Mobilidade, duma forma bem detalhada.

E por fim irei mostrar a mobilidade social que se registou na Escola Secundária Infulene Benfica, mobilidade está que foi vertical ascendente, a pessoa em causa melhorou a sua posição na estratificação social naquela escola.

Objectivo Geral

  • Analisar a estratificação e mobilidade social

Objectivos Específicos

  • Identificar as formas e tipos de estratificação social
  • Estudar a mobilidade social

Metodologia

  • Neste trabalho usei o método bibliográfico, onde fiz uma pesquisa bibliográfica para definição de conceitos ligados ao tema, usei também informações e dados documentais em artigos e revistas especializadas no assunto em questão.


Conceitualização

Estratificação social

GIDDNS (2005:234) escreveu de maneira bastante simples que “a estratificação social pode ser definida como as desigualdades estruturadas entre diferentes agrupamentos de pessoas”. Assim sendo podemos dizer que estratificação social é um recurso heurístico que auxilia no estudo das diferenças e das desigualdades entre pessoas e grupos em uma dada sociedade ou em uma parte dela, permitindo identificar a posição que cada um ocupa na estrutura social, de acordo com um critério estabelecido teoricamente.

Para Dias (2003:189) considera estratificação social como divisão da sociedade em camadas ou extractos, sendo que seus ocupantes tem acesso desigual à oportunidades sociais e recompensas.

HÉLDER (1999) definiu a estratificação como um tipo de diferenciação social ou sistema de desigualdade estruturada nas coisas que contornam uma determinada sociedade, que pode ser bens tangíveis ou simbólicos.

Para SOROKIN ( 2016; 12) a estratificação é universal e a sociedade deve fazer uso de recompensa para o preenchimento de papéis.

Por outro lado, Marx define estratificação social como sendo as desigualdades que se estabelecem nas relações de produção por onde pode-se identificar as diferenças entre os homens, particularmente aqueles que exploram e os que são explorados.

Estrutura social

Refere-se estrutura social aos padrões relativamente estáveis e duradouras que estão organizadas em formas básicas que denomina a sociedade mediante as posições estabelecidas em campos. Importa realçar que as interacções sociais são as bases da organização e da estrutura social, isto é, quando as interacções entre os indivíduos adquirem certas estabilidades durante muito tempo e relativamente logo ganhamos a estrutura social. Por um lado esta estrutura afecta o comportamento dos indivíduos e do grupo na medida em que estabelece regras e impõe limites ao desempenho de cada um (DIAS.2010.148).

Organização e estrutura social

No que diz respeito a organização e estrutura social podemos afirmar que representa um elemento estático da organização social, isto porque a um envolvimento entre as relações padronizadas com os indivíduos e grupos de pessoas, por um lado a organização social representa o elemento dinâmico de um processo social nas relações existentes dentro de uma sociedade entre os indivíduos estabelecendo uma relação recíproca obedecendo um padrão de normas e regras socialmente aprovados pela comunidade (Idem).

Sociedade

Entende-se sociedade como sendo um grupo autónomo de pessoas que ocupam um território comum que possuem uma sensação de identidade compartilhada por meio das relações sociais não só entre as pessoas mas também entre as instituições sociais e por estarem interconectadas, invariavelmente a uma mudança de continuidade da vida social. Ademais a sociedade pode ser intercedida como a unidade principal que significado na luta conta a nossa sobrevivência. De todos os seres vivos como membros de grupos organizados com destinos indissoluvelmente ligados ao grupo ao qual pertencem. é  de extrema importância salientar que em todas as actividades necessárias a sobrevivências de todos os seres são distribuídas aos vários membros das sociedades que ocupam um determinado território e apresentando uma cultura comum que pertencem a essa sociedade com as mesmas identidade comum, e essas sociedades muitas das vezes não são iguais isto quer dizer são estruturalmente desiguais.

Segundo MARCIONIS ( 2010) temos os seguintes tipos de estratificação:

Estratificação Económica esta que é definida pela posse de bens materiais, cuja distribuição pouco é qualitativa, e que faz com que haja pessoas ricas ,pobres e em situações intermediárias.

Estratificação Política é aquela que é estabelecida pela posição de mando na sociedade, onde geralmente as pessoas detém também mais poder.

Estratificação Profissional é aquela que é baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade, por exemplo, em nossa sociedade a profissão de médico é muito mais valorizada do que a do pedreiro.

Para DIAS ( 2003) as formas de estratificação social dependem do tipo de sociedade, e esses estratos ou camadas podem ser organizados em :

  • Castas ( como ocorre na Índia);
  • Estamentos ou Estados ( na Europa durante o feudalismo);
  • Classes Sociais ( sociedades capitalistas).

Sistemas de Castas

A sociedade indiana foi estratificada dessa maneira há milhares de anos e ainda hoje ,em grande parte de sua população está distribuída em um sistema rígido e fechado de estratificação social, essa estratificação é feita por castas .

As castas são grupos sociais fechados ,cujos integrantes devem se comportar de acordo com as normas estabelecidas nela por toda  a vida,  sua posição social é definida ao nascer.( DIAS, 2003).

Segundo o autor, além de direitos e deveres específicos ,as pessoas de castas consideradas inferiores não podem ascender socialmente mediante qualidades pessoais, mérito ou realizações profissionais.

A Sociedade Estamental

OLIVEIRA (1997) , diz que estamento é uma camada social semi-fechada, com características semelhantes em alguns aspectos à casta.

Um exemplo típico duma sociedade estratificada em estamentos pode ser encontrada na Europa Ocidental da Idade Média, sob a vigilância do modo feudal. Assim como na sociedade de castas, a posição social da pessoa em uma sociedade estamental lhe é atribuída desde o nascimento, entretanto é mas aberto do que as castas. Na sociedade estamental a mobilidade social é difícil, mas não impossível, ao contrário do que ocorre em estratificação em castas. (QUINTANEIRO; 2002; 178).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (128.1 Kb)   docx (16.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com