TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MATA ATLÂNTICA

Por:   •  24/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.043 Palavras (29 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11][pic 12][pic 13]

MARIA APARECIDA SILVA

[pic 14]

                                         A MATA ATLÂNTICA

SILVA, MARIA APARECIDA .A MATA ATLÂNTICA. 2018. 34 Folhas. Projeto de Ensino de Geografia – Centro de Ciências Exatas e Tecnologia. Universidade Norte do Paraná, ITAJUBÁ, 2018.

RESUMO

O presente projeto traz em suas linhas uma analise do Bioma da mata atlântica, destacando sua formação e sua importância para a biodiversidade de nosso país. Ele traz um projeto de ensino para ser aplicado em alunos do 7º ano do ensino fundamental, ele consiste em um primeiro momento em aulas de pesquisa e construção de conceitos já em sua parte final busca fazer o aluno se aprofundar neste bioma onde estamos inseridos, percebendo assim o seu papel diante das questões ambientais. Este projeto se mostra muito importante neste momento em que nossa sociedade tanto fala em sustentabilidade.

Palavras-chave: Biomas. Brasil. Analise. Geografia. Preservação. Mata Atlântica .


SUMÁRIO

Introdução____________________________________________________ 5

Referencial Teórico_____________________________________________ 6

Tema _______________________________________________________16                                                                                                            

Justificativa__________________________________________________ 17

Problematização______________________________________________19

Objetivos ___________________________________________________20

Conteúdos __________________________________________________20

Sequencia didática ____________________________________________21

Cronograma _________________________________________________31

Recursos humanos e materias  __________________________________ 32

Avaliação ___________________________________________________32

Considerações Finais __________________________________________33

Referências _________________________________________________34


INTRODUÇÃO

Este projeto de estudo vem falar sobre a mata atlântica. Ele apresentara o conceito e como existem diferentes biomas nas regiões ao redor do mundo.    Seu foco principal é a mata atlântica, buscaremos destacar principalmente o seu papel natural, social e econômico, mas regiões onde se encontra. Iremos a partir dessa analise falar das atividades que são desenvolvidas no bioma mostrando como elas vem  interferindo no equilíbrio do ecossistema.

O que queremos é levar os alunos a conhecer a mata Atlântica, por ser neste bioma onde está inserida a cidade onde eles moram, pois assim estamos tirando o tema do material didático e levando para a realidade deles, partindo dessa familiaridade com o tema queremos despertar neles a consciência da importância que tem na sociedade, e que eles são também os responsáveis pela preservação dos biomas.

A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica tanto no livro didático quanto em outros materiais disponíveis na internet e conversas com pessoas mais experientes de nossa comunidade que vem acompanhando o processo de transformação natural. Também contaremos com momentos de diálogos e aulas de campo, tudo pensado para tornar as aulas mais proveitosas tanto para o docente quanto para os alunos.

Procuramos embasar o projeto com a analise de obras conceituadas sobre o tema. Um projeto para ser bem estruturado tem que contar com um rico referencial teórico, pois estes trabalhos nos ajudam a trilhar os caminhos por onde queremos passar.


  1. REFERENCIAL TEÓRICO

 O primeiro passo para estudarmos um bioma esta justamente em definir o que vem a ser este termo, hoje o que se entende por bioma é a ideia de comunidades biológicas onde ocorre uma interação entre clima, solo vegetação e espécies animais buscando uma relação garantirem a  vida dentro do bioma.  Nesta comunidade chamada de bioma temos os fatores climáticos, os fatores antrópicos se relacionando com a biota, conjunto de seres vivos de uma região.

                                      O termo bioma (do grego Bio = vida + Oma =grupo ou massa), segundo Colinvaux (1993), foi proposto por Shelford. Segundo Font Quer (1953),este termo teria sido criado por Clements. Em ambos os casos, a diferença fundamental entre formação e bioma foi à inclusão da fauna neste novo termo. Enquanto formação se referia apenas à vegetação, bioma referia-se ao conjunto de vegetação e fauna associada. Talvez por isto certos autores tenham sido levados a considerar bioma e biota como sinônimos (Ferreira, sem data).

O que fará com que um bioma seja diferente do outro é justamente as diferenças climáticas que acarretam na mudança de vegetação em regiões diferentes. A maior parte da vegetação dentro de um bioma segue uma  uniformidade, mas como os biomas são comunidades muito grandes, dentro de um mesmo bioma  podemos nos deparar com diferentes espécies vegetais exercendo domínio em partes distintas.

                                       A cobertura vegetal nativa de uma determinada região está diretamente ligada às características do clima que abrange o espaço. Dessa forma, algumas espécies vegetais conseguem desenvolver positivamente em condições climáticas de característica úmida, ao contrário de outras que se adaptam a condições mais secas.( Freitas, 2018)

Essa diferença no tipo de vegetação de um bioma vai servir por tanto de parâmetro para sua divisão. Conhecemos três tipos de formação a herbácea , composta por uma vegetação aberta os biomas que tem este tipo de formação: pradarias, Estepes e. Tundra. Na formação arbórea árvores de grande porte, formando assim uma mata fechada, os biomas que tem essa formação as Florestas equatoriais, mata Atlântica e as Florestas de coníferas. A formação arbustiva arbustos estão presentes nos seguintes tipos : Savana, Cerrado, Caatinga e Complexo do pantanal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (45.3 Kb)   pdf (567 Kb)   docx (821.1 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com