TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mostra Geográfica

Por:   •  21/4/2019  •  Relatório de pesquisa  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 3

Escola Estadual Frei Inocêncio

 Relatório de Geografia -

III Mostra Geográfica

Integrantes do grupo: Ana Alice Gomes, Emily Porto, Ester Rodrigues, Evilly Fernandes e Matheus Rodrigues

Data:06/09/2018

  Durante o mês de agosto de 2018, os alunos da Escola Estadual Frei Inocêncio (EEFI) participaram do desenvolvimento do projeto 3ª Mostra Geográfica - Memórias Contadas: Frei Inocêncio, meu lugar no mundo, resultando em sua culminância no dia 01/09/2018 na quadra esportiva da já mencionada instituição. O projeto teve como tema a história, a economia e o processo de desenvolvimento do município de Frei Inocêncio até aquele dado momento, buscando integrar os conhecimentos ensinados nas aulas de Geografia com o cotidiano dos alunos, através da realização de pesquisas em campo, entrevistas com moradores e a análise de documentos a respeito dos assuntos abordados na mostra.

  O primeiro contato dos alunos do terceiro ano do ensino médio (3º ano A) se deu mediante a apresentação da proposta do projeto pela professora de geografia Elizabeth Gomes. Após a discussão dos critérios de avaliação e o estabelecimento das datas de entrega, a professora organizou os alunos, dividindo-os em duplas e designando a cada uma delas um tema, sobre o qual deveria ser elaborado um total de dez questões que contivessem dúvidas pertinentes a respeito do assunto delegado à dupla. Tendo todas as duplas terminado a produção das perguntas, a professora as recolheu e anunciou que seriam selecionadas as questões-chave para o andamento do projeto que fossem mais frequentes entre os alunos de todas as turmas da EEFI.

  Na sequência, a turma foi dividida em grupos formados por quatro a cinco alunos, sendo distribuído entre eles os temas que deveriam desenvolver durante o projeto. Foi delegado ao grupo integrado pelos alunos Ana Alice Gomes, Emily Porto, Ester Rodrigues, Evilly Fernandes e Matheus Rodrigues trabalhar com o tema Bacias Hidrográficas de Minas Gerais. Por se tratar de um tema bastante amplo, não foi possível para este grupo o desenvolvimento de pesquisas de campo ou de entrevistas com membros da comunidade local. Sob a orientação da professora responsável, esta etapa foi substituída pela realização de pesquisas em sites, com o objetivo de obter informações e definições sobre alguns tópicos importantes para a boa compreensão do tema abordado, dentre os quais podem ser destacados “O que é uma bacia hidrográfica?”, “Qual é a definição de rio principal? E de afluente?”, entre outros.

  Os integrantes do grupo se reuniram em diversas ocasiões, dentro e fora da escola, com o intuito de debater o conteúdo e planejar a melhor forma de executar o trabalho. Tendo o grupo chegado a um consenso, foram feitas diversas pesquisas, em mecanismo de buscas na internet, para a coleta e análise de informações que, posteriormente, foram condensadas em slides, sendo estes divididos entre os membros do grupo para que, durante a entrega do trabalho,  expusessem os conhecimentos adquiridos durante o processo de pesquisa. No dia 16 de agosto, o grupo apresentou à professora de geografia e aos demais colegas de classe o resultado das pesquisas, quando também assistiu às apresentações dos demais grupos. Após as apresentações, os grupos deram início à confecção de maquetes e murais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (100.2 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com