TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ocupação Territorial Brasileiro

Por:   •  6/9/2021  •  Artigo  •  537 Palavras (3 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA/PARFOR

DISCIPLINA/CÓDIGO: - FORMAÇÃO TERRITORIAL E ECONÔMICA DO BRASIL

PROFESSOR: FRANCILENE SALES DA CONCEIÇÃO

CURSO: LICENCIATURA EM GEOGRAFIA - ITACOATIARA

CARGA HORÁRIA TOTAL: 60h

PERÍODO: 01/09/2021 A 09/09/2021

Nome da(o) Discente

Ingrid dayana de souza moraes

PESQUISA SOBRE A FORMAÇÃO TERRITORIAL BRASILEIRA

(AP2 5,0 pts)

TEXTO BASE MATERIAL IMPRESSO OU DIGITAL

A formação territorial brasileira nos dois primeiros séculos de colonização.

(Rafael Straforini) O povoamento brasileiro, no século XVI, se limitou em territórios litorâneos próximos ao oceano Atlântico onde desenvolveram inúmeras lavouras de cana-de-açúcar no Recôncavo Baiano e no Nordeste, o que resultou na transferência da pecuária, que antes se desenvolvia na Zona da Mata nordestina, para o sertão nordestino. Neste período começa o extermínio indígena que foi tanto físico (genocídio) quanto cultural (etnocídio).

No século XVII, aconteceram as primeiras expedições denominadas bandeiras, que povoou em grande escala o território brasileiro, principalmente nas extremidades do Rio Amazonas, do Rio São Francisco e do sertão nordestino. Os portugueses, em maior número que os nativos, dominaram a região e começaram a capturar os nativos para juntos buscarem ouro e pedras preciosas

Houve um grande aumento na população do território, fato que foi causado pela descoberta de ouro e pedras preciosas em regiões hoje denominadas Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso e Bahia. Esta população se alojou em povoamentos dispersos no interior do território, mas estes logo foram se esvaziando. Na medida em que as preciosidades foram se esgotando, o povo foi se dispersando.

O povoamento ocorrido no interior do território teve intenção de explorar e extrair riquezas de lá, mas este também trouxe alguns benefícios, como a abertura de estradas que dava acesso a regiões litorâneas.

No século XIX, houve a grande expansão territorial onde os territórios ao sul tornaram-se inteiramente povoados. As procuras por algodão e café se intensificaram, mas a prosperidade originada pelo algodão se finda juntamente com a guerra de independência norte-americana e em contrapartida a do café se intensifica com sua valorização na Europa. O cultivo do café incentivou o trabalho assalariado e a acumulação de capitais, o que impulsionou o desenvolvimento industrial. Este período ainda marca o início da mecanização com a instalação das ferrovias, dos telégrafos e das companhias de navegação.

DANTAS, Gabriela Cabral da Silva. "Povoamento Brasileiro"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/povoamento-brasileiro.htm

ANÁLISE CRÍTICA DO TEXTO

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (45.2 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com