TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PASTA DE ESTÁGIO (CURRICULAR SUPERVISIONADO)

Por:   •  29/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.639 Palavras (7 Páginas)  •  3.404 Visualizações

Página 1 de 7

GRUPO EDUCACIONAL IBRA

JOSÉ MAURÍCIO DE ARAÚJO

PASTA DE ESTÁGIO

(CURRICULAR SUPERVISIONADO)

SÃO PAULO

2022

GRUPO EDUCACIONAL IBRA

JOSÉ MAURÍCIO DE ARAÚJO

PASTA DE ESTÁGIO

(CURRICULAR SUPERVISIONADO)

Pasta de Estágio apresentada à disciplina de Guia de Estágio Curricular supervisionado do GRUPO EDUCACIONAL IBRA, como requisito parcial para conclusão do Curso de Licenciatura/Complementação em Geografia.

SÃO PAULO

2019

Sumário

1INTRODUÇÃO

2 CARACTERIZAÇÃO

INTRODUÇÃO

O Estágio Curricular Supervisionado, requisito parcial ´para conclusão do curso de Licenciatura/Complementação em Geografia pela IBRA Educacional, foi realizado na Escola Estadual Professor Antônio Bernardes de Oliveira, sito à rua Jean Marot, 12, bairro de São Joaquim, telefone: (11) 5514-6409, sendo seu Diretor o Sr. Agnaldo Santana de Azevedo. Esta unidade educacional contempla alunos do ensino fundamental e do ensino médio nos períodos da manhã e tarde, onde exerci a função de Estagiário participando de toda rotina pertinente à função de professor.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTABELECIMENTO

A Escola Estadual Professor Antônio Bernardes de Oliveira, está situada na periferia da zona sul de São Paulo , Bairro de São Joaquim, subdistrito de Jd. Ângela, bairro conhecido pelos altos índices de violência e vulnerabilidade social. A escola segue a contento o seu PPP, (Projeto Político Pedagógico), que leva em consideração a história da comunidade escolar além de seus muros, se tornando centro de convivência e referência para as necessidades da comunidade local, no que tange à educação e apoio psicológico através de profissionais da rede. O respeito a diversidade proporciona um ambiente, ético e democrático, onde o tripé comunidade, professores e direção atuam em consonância para o bom funcionamento da escola.

O Projeto Político Pedagógico é construído democraticamente, ouvindo a comunidade de forma participativa, buscando a qualidade de vida na escola e consequentemente alcançando índices positivos nas avaliações do Estado, resultado construído com educadores dedicados e engajados em prol de uma educação de qualidade, que proporciona aos educandos participação ativa na sociedade como cidadão conscientes dos seu direitos e deveres.

As diretrizes dos PCNs, (Parâmetros Curriculares Nacional) são cumpridas pelos professores da unidade,as reuniões com a coordenação pedagógica, são momentos de aprofundamento da prática pedagógica de forma coordenada .O uso de tecnologia, celulares, tablets e notebook são ferramentas essenciais . Vale destacar que a escola é muito mais do que professores, direção e coordenadores. Com igual importância aos demais, podemos contar com pessoas dedicadas e competentes na administração da secretaria e outras dependências, sem no entanto, esquecer dos demais funcionários da limpeza e da cozinha que cotidianamente cumpre sem papel com afinco e conscientes de que todos formamos um só corpo, que tem em sua filosofia o ato de Educar.

O ESPAÇO FÍSICO.

Cercada pela natureza do entorno da represa do Guarapiranga, zona sul de São Paulo a escola dispõe de um lindo jardim, cuidadosamente criado por professores e alunos, exibe desde plantas nativas da região há uma pequena horta mantida por projetos da disciplinas de eletivas, que mantém a sustentabilidade aliado a um projeto de jardinagem que proporciona conforto e convívio com a natureza.

A escola possui dois prédios de dois andares cada, no prédio A, térreo, está a secretaria, salada da direção, sala da coordenação pedagógica, sala de reunião e sala de vídeo, também contamos neste pavimento com a sala dos professores e banheiros.

O andar superior está reservado ao ensino médio, do primeiro ao terceiro ano, num total de 16 salas, aparelhadas com tv e internet para uso pedagógico.

No prédio B ficam a biblioteca, o espaço Maker e o laboratório de informática, acesso ao pátio, à quadra poliesportiva e o refeitório , conta com um palco, onde são realizadas as apresentações dos alunos e algumas reuniões. No pavimento superior ficam as 10 salas de aulas, equipadas com Televisores e internet.

Todos os ambientes de uso comum, são providos de câmeras, exceto os banheiros masculinos e femininos. O portão principal e a área de estacionamentos também seguem esse critério e as imagens ficam sob a tutela do Estado na figura da secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

CONCLUSÃO.

Tempo de aprendizado, onde pude colocar em prática a teoria aprendida na faculdade e a prática pedagógica no dia a dia como profissional da educação. Agradeço a dedicação, profissionalismo da minha tutora, que durante o tempo do Estágio me incentivou e me proporcionou uma visão crítica e equilibrada do mundo da escola por traz dos seus muros .

O Estágio foi de grande valia para o meu desenvolvimento profissional, participei como ouvinte de reuniões de planejamento, pais e mestres e das reuniões semanais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (54 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com