TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Turismo e Desenvolvimento Local

Por:   •  16/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  401 Visualizações

Página 1 de 2

        

        Para os autores o turismo decorre dos efeitos da revolução industrial e que tal movimento transformou também o modo da pratica, bem como a gênese dos bens, serviços espaços consideráveis turistificáveis.

        A prática turística carrega uma dualidade de consequências, uma refere-se às implicações do turismo nos destinos turísticos e a outra diz respeito ao motivo da pratica do turismo pelos os indivíduos.

        Para realizar turismo, é necessário um planejamento, contanto que não seja hierarquizado nem autoritário. A estruturação de um turismo comprometido com o desenvolvimento dos locais passa por um processo participativo.

        Devemos considerar a forma, função, estrutura e processo como elemento central a ser analisado nos processo de planejamento da atividade turística, principalmente quando se pretende analisar as dinâmicas de desenvolvimentos dos pontos turistificados.

        De acordo com Almeida (2007), o turismo é um fenômeno social e econômico. É o movimento de pessoas que depende do homem, do espeço e do tempo. Já Beni (2001) afirma que, não há definição concreta em sumo sobre o conceito de “Turismo”, especialmente no que diz respeito às causas e consequências. Para Mariani e Arruda, a base da prática turística, refere-se à capacidade de planejar e como falado anteriormente, ponderar o inicio e motivo do processo de desenvolvimento turístico de um lugar.

        A importância do território como suporte as dinâmicas do Turismo, aplica-se ao poder de denominação, de modo que os territórios constituam espaços de alteridade e expressões. Base local, onde se manifesta a perspectiva juridico-politica, cultural e econômica pertinente à tal demarcação.

        O desenvolvimento a partir do turismo compreende-se ao progresso e crescimento estrutural e processual como elemento a prática turística. Essa dinâmica pode-se compara a uma “faca de dois gomos”, ou seja, apresenta uma potência de desenvolvimento para o território, ou conflito com as atividades socioeconômicas, sobre a dinamicidade de

desenvolvimento das localidades. Como bem exemplifica, o setor de turismo oportuniza empregos nos territórios em que se implanta.

        Um turismo comprometido com o desenvolvimento dos territórios é o que potencializa seus elementos em relação dialógica com todos os envolvidos nesse processo. Como a hospitalidade, por exemplo, o local, também representado por pessoas devem ser receptivas e harmoniosas, em relação aos individuas que chegam.

        Tudo isso remete à veracidade de algumas características e procedências da prática turística. As especificidades do território são levadas em consideração no planejamento e efetivação das suas práticas. Lembrando-se da importância da relação harmônica entre os agentes da cadeia e componente do turismo.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (50.2 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com