TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Periodização Das técnicas Da Formação Do Município De Serrinha

Casos: A Periodização Das técnicas Da Formação Do Município De Serrinha. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2014  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 5

A periodização das técnicas da formação do município de Serrinha

Este trabalho propõe uma reflexão acerca da cidade de Serrinha-Ba, a partir das periodizações utilizadas por Milton Santos, a fim de analisar a utilização das técnicas na construção da história da cidade durante certo período.

Segundo Milton Santos (2004), as características da sociedade e do espaço geográfico, em um dado momento de sua evolução estão em relação com um determinado estado das técnicas

(Santos, 2004, pág.171). Desse modo é possível o entendimento da periodização das técnicas, nos diferentes momentos históricos Assim é que surgiu o meio técnico, a partir do meio natural, e posteriormente o meio técnico-científico-informacional.

Segundo Milton Santos, o meio natural foi “marcado pelos tempos lentos da natureza comandando as ações humanas de diversos grupos indígenas e pela instalação dos europeus”. Serrinha teve como primeiros habitantes os índios da tribo “cariri” e a presença de colonizadores portugueses que chegavam à cidade a fim de abrir estradas, ligando a capital da colônia ao alto sertão do São Francisco até o Piauí para comercializar gado (FRANCO,1998 p.11). Com a compra do sitio Serrinha aumenta-se as atividades agropastoris e o uso da mão de obra escrava que se utilizava de equipamentos rudimentares.

http://amigosilvinho.blogspot.com/2009/11/barra-do-vento-serrinha-ba.html

Hoje o meio natural, encontrado na natureza pelo homem, vem sendo extinto pelo uso frequente de técnicas e da evolução destas para a chamada tecnologia.

O meio técnico foi marcado pela necessidade de mecanização influenciada pela mudança na postura do homem frente à utilização da natureza, já que o homem e a natureza se relacionavam sem maiores prejuízos, assim, a presença da imprensa, maquina à vapor, estradas de ferro e rodovias marcaram esse período.

http://carlosmirandareporter.blogspot.com/2010/01/estacao-ferroviaria-de-serrinha-ba-aqui.html

Sendo que Serrinha também participou desse momento, tendo como característica marcante a implantação da ferrovia em 1880.

A partir da implantação dessa ferrovia a cidade ganhou um novo dinamismo, atenuando assim, o império da natureza e permitindo outros usos do território. Serrinha teve um grande desenvolvimento no período que compreende os anos de 1890 a 1969, onde foram implantados equipamentos essenciais à vida moderna como energia elétrica 24 hs, água encanada e tratada, telefone e emissora de rádio, além de programas rodoviários concedidos pelo governo militar de 1964, com a implantação da BR 116 (Rio-Bahia), ligando Serrinha a capital. (FRANCO, 1998 p. 17)

Outra característica que merece destaque é a imprensa local que surge a partir de 1910 desempenhando um papel importantíssimo para os serrinhenses, sendo o primeiro jornal da cidade, escrito a mão e distribuído pelo escritor, Reginaldo Cardoso Ribeiro, tendo como denominação: “O Clarim” (FRANCO, 1998 p.255).

O período do meio técnico informacional teve seu surgimento ligado ao momento histórico referente à segunda metade do século XX, a eventos como a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente a partir da década de 70, até a atualidade, que propiciou grandes avanços no campo científico. Inicialmente se caracteriza pela junção entre técnica e ciência, com a ascensão da industrialização que modifica a relação homem/natureza, sendo posteriormente influenciado pela informatização.

A ciência aperfeiçoa a técnica, essa técnica é disseminada através da informação. Nesse sentido têm-se a informatização do espaço que passa a ser produzido a partir de, e para uma lógica econômica global. Esse terceiro período é característico da era da globalização. Essas novas formas de produzir espaço podem ser abstratas, simbólicas e simultaneamente perceptíveis, visualizadas através do próprio espaço, mais especificamente a partir da categoria geográfica Paisagem. Percebe-se assim cada vez mais uma maior densidade técnica e informacional, um mundo estruturado em redes com ações sistêmicas atribuindo novas funções às novas formas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com