TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Política de preservação em bibliotecas públicas e bibliotecas universitárias

Por:   •  19/2/2018  •  Monografia  •  9.464 Palavras (38 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 38

INSTITUTO E CONSULTORIA DE EDUCAÇÃO GERAL (ICEG)

JOSIANE DE OLIVEIRA SANTOS

 

TCC-Trabalho de Conclusão de Curso

A política de preservação em bibliotecas públicas e bibliotecas universitárias

TEÓFILO OTONI-MG

2016

JOSIANE DE OLIVEIRA SANTOS

A política de preservação em bibliotecas públicas e bibliotecas universitárias

Trabalho de conclusão de curso apresentado a instituto e consultoria de educação geral (ICEG) como requisito parcial à obtenção do grau de graduação em Biblioteconomia.

                        Aprovado (a): ____________________________________

Banca Examinadora:

________________________________________
                          Tutor (a)
Instituto e Consultoria de Educação Geral        

________________________________________
                         Tutor (a)
Instituto e Consultoria de Educação Geral


________________________________________
                           Tutor (a)
Instituto e Consultoria de Educação Geral

TEOFILO OTONI

2016

AGRADECIMENTOS

O primeiro agradecimento deve ser Primeiramente a Deus e aos meus pais, por permitirem que eu me dedicasse integralmente aos estudos, os únicos a quem admito minhas fraquezas e caprichos, sem ser desprezada. A meu namorado Luiz Bruno, pela compreensão e pelo apoio em todos os momentos da realização deste estudo.

Obrigada especialmente ao destino, por ter me dado a honra e o privilégio de me apresentar amigos bibliotecários tão queridos. Pessoas que aprendi a admirar, torcer e ficar feliz de coração por cada sucesso. Sei que nem sempre tive meu humor ou o mundo do meu lado, mas estas pessoas sempre estiveram por perto, fazendo com que tudo isso, de que me despeço agora, já não assustasse mais.

Concluir este curso não foi fácil, porém todos os problemas se tornaram insignificantes perto dos vários sorrisos provocados por vocês, por isso meu muitíssimo obrigado.

 “Sempre em frente, não temos tempo a perder...” (RUSSO, 1986).

                                                                         

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho aos meus pais, parentes e amigos que estiveram comigo ao longo da minha vida e ao longo da confecção deste trabalho. Ao meu namorado Bruno, sem seu cuidado, carinho, força e palavras de encorajamento, o caminho até aqui se tornaria mais denso. Que esta seja mais uma vitória em nome da união.

RESUMO

Uma vez que a política de preservação tem a função de, através de procedimentos, conservar a integridade física dos acervos, este estudo tem por finalidade discutir de que forma se executa a política de preservação em Bibliotecas Públicas e Universitárias.

Tendo como questão central discorrer sobre a divergente administração entre bibliotecas de diferente desígnio, no caso as públicas e universitárias, é definido, desta maneira, o conceito de política de preservação, assim como os seus componentes: missão institucional, desenvolvimento de coleções, fatores de deterioração nos acervos, conservação e por fim, restauração dos acervos, tendo como fundamentação teórica os principais autores da área, tais como Dan C. Hazen, Edward G. Evans, Maria Luisa Cabral, entre outros.

 Salienta a importância da missão institucional como um fator primordial e essencial no planejamento de preservação de um acervo, para logo em seguida, apresentar um breve histórico das seis bibliotecas, retirado de seus portais na internet, sendo três públicas e três universitárias.

Tão logo, são analisadas as políticas de preservação destas instituições, para verificar de que forma é o contraste da gerência em bibliotecas públicas e universitárias. Como resultado, verificou-se que as Bibliotecas Públicas, devido à maior abrangência quanto ao objetivo e maior número de frequência de usuários, não possui a questão preservacionista como o seu principal interesse.    

Palavras- chave: Política de Preservação. Bibliotecas Públicas. Bibliotecas Universitárias. Missão Institucional.

SUMÁRIO

Introdução______________________________________________________1 Objetivo geral________________________________________________2             Objetivo específico______________________________________________ 2 Problema_______________________________________________________3 Justificativas____________________________________________________3 Formas de análise____________________________________________4 Metodologia____________________________________________________5 Quadro teórico_________________________________________________7  A política de preservação e sua relevância___________________________8  A conservação de um acervo______________________________________16 A restauração do acervo bibliográfico_______________________________20 Bibliotecas públicas e bibliotecas universitárias_______________________22   Biblioteca pública do estado do Rio Grande do Sul- BPE_____________23 Biblioteca pública do Paraná- BPP__________________________________24  Biblioteca pública do estado de Pernambuco- BPE____________________25 Sistemas de bibliotecas da UFMG _________________________________26 Sistema de bibliotecas e informação da UFRJ_________________________27 Sistema integrado de bibliotecas USP ___________________________28  Políticas de preservação em bibliotecas públicas e bibliotecas universitárias__________________________________________________ 29                                      Bibliotecas públicas_____________________________________________30 Bibliotecas universitárias_________________________________________31  Considerações finais_____________________________________________33

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64.6 Kb)   pdf (286.6 Kb)   docx (36.4 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com