TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Província Geológica do RJ

Por:   •  10/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  396 Palavras (2 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 2

O objetivo deste trabalho é discorrer sobre a província geológica da cidade do Rio de Janeiro, indicando o tipo de rocha predominante, assim como suas principais características. Falaremos, também, sobre como este tipo de rocha se insere no “ciclo das rochas”. Para tanto, faremos uma pequena resenha baseada na obra Fundamentos de Geologia de Janoni (2013).

De acordo com o mapa geológico do Brasil (2010), no município do Rio de Janeiro, há predominância das rochas magmáticas intrusivas do período proterozoico. As organizações geológicas que abarcam as províncias magmáticas são denominadas “crátons”, que são estruturas muito antigas. Dentre os diversos crátons existentes no território brasileiro, destacamos o Cráton Luis Alves, por abranger a cidade do Rio de Janeiro.

As rochas ígneas ou magmáticas são formadas por processos que ocorrem com o magma, material rochoso encontrado tanto em porções superiores do manto, como na base da crosta terrestre. O magma tem origem na fusão de rochas preexistentes do manto e da base da litosfera. Quando atinge a superfície, é chamado de lava.

De a cordo com a sua composição mineralógica, as rochas magmáticas podem ser extrusivas, com formação na superfície terrestre através do resfriamento rápido do magma, ou podem ser intrusivas, formadas no interior da crosta da terra. Denominamos plutonismo os processos magmáticos ocorridos no interior da terra. Já os processos magmáticos que levam o magma a ascender e extravasar para a superfície na forma de lava chamamos vulcanismo.

Para classificar a textura, é necessário observar o grau de cristalinidade, o grau de visibilidade, o tamanho relativo dos cristais, a forma geométrica e a articulação entre os cristais e o arranjo dos minerais. Dessa forma, maior será a cristalinidade da rocha quanto maior for o seu tempo de resfriamento.

O ciclo das rochas abarca processos geológicos das rochas ígneas, metamórficas e sedimentares. Todas as rochas tendem a passar por mudanças mineralógicas, estruturais e textuais quando estão sujeitas, por exemplo, a altas pressões e temperaturas, gerando as rochas metamórficas. Quando as condições do metamorfismo atingem grande intensidade, pode ocorrer a fusão das rochas e gerar o magma, que originará novas rochas magmáticas ao se resfriar e solidificar.

As rochas magmáticas são resistentes e possuem grande importância na economia, principalmente na construção civil: materiais de revestimento e ornamentação. Também foram utilizadas na fabricação de utensílios de caça.

Referências Bibliográficas

Geologia do Brasil. (2010) Disponível em: https://www.infoescola.com/wpcontent/uploads/2010/04/geologia-brasil1.jpg acesso em 20/09/2021.

JANONI, C. R. Fundamentos de Geologia. Batatais: Claretiano, 2013.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (37.5 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com