TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Crime Organizado No RJ

Casos: Crime Organizado No RJ. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2013  •  472 Palavras (2 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 2

A partir do momento em que se considera que algumas comunidades do Rio de Janeiro são comandadas por organizações criminosas, é impossível não compreender que existe o crime organizado no Estado do Rio de Janeiro.

Tomando como partido essa existência é importante identificar o ponto de criação de tal organização, desde o mito do Comando Vermelho, que surgiu na prisão de Ilha Grande com seus criadores, sendo eles presos políticos e presos que faziam parte da antiga Falange Vermelha, grupo de criminosos que já era conhecida por participar de furtos e roubos a população carioca. Ao saírem da prisão esses que criaram o CV passam a tomar conta das comunidades e fazem do trafico de drogas sua principal forma de ganhar dinheiro. Mas além disso eles comandam o jogo do bicho e ainda se utilizam do trafico internacional de drogas como outras formas de lucrar.

Após o CV, outras organizações criminosas foram criadas no Rio de Janeiro, como o ADA e o TCP que são rivais entre si e em varias oportunidades batalham pelo posto de venda de drogas em uma comunidade, uma verdadeira guerra se instala nas comunidades nesses momentos, colocando a vida dos moradores, que estão a par disso tudo e infelizmente são totalmente incluídos nessa realidade.

Mesmo com a criação das Unidades de Policia Pacificadora, as UPP’s o problema dessas facções não foi solucionado, pois além dessas organizações criminosas ainda existe o risco de milícias, que são formadas por policiais e ex-policiais.

Devido ao comando por parte dessas facções serem tão grande em algumas comunidades o poder no Estado não é visto e os próprios criminosos, de certa forma, “legitimados” mudam a forma social da população dessas favelas viverem, pois nesses lugares são usadas outras formas de direito e deveres, escolhidos pelos próprios traficantes. Além disso os próprios criminosos auxiliam a população que vive em seus territórios, já que não existe o Estado pra suprir suas necessidades essenciais, dando festas para os moradores, comprando remédios para os que precisarem, entre outras coisas. Praticamente um “poder paralelo”

Dentro do crime organizado existe uma hierarquização entre os indivíduos que a compõe, desde uma pessoa que avisa o momento em que a policia sobe a favela, até o líder da facção, que muitas vezes opera de fora do estado ou do país ou até mesmo de dentro de prisões quando são capturados pela policia, sendo que os indivíduos que compõem tal organização criminosa respeitam seus superiores e essa hierarquização.

Infelizmente, por muitas vezes, a policia não consegue entrar em algumas comunidades e crianças e jovem continuam sendo seduzidos pelo dinheiro rápido que o trafico proporciona e são levados a cometer delitos e entrar para o crime organizado, perdendo, na maioria das vezes, a vida de forma precoce.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com