TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELAÇÃO DA PERSPECTIVA CRITICA E METODOS TRADICIONAIS DE ENSINO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA.

Trabalho Escolar: A RELAÇÃO DA PERSPECTIVA CRITICA E METODOS TRADICIONAIS DE ENSINO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2014  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  530 Visualizações

Página 1 de 2

Esta pesquisa tem por finalidade discutir sobre a Geografia ensinada nas escolas atualmente, tendo por enfoque os resquícios da Geografia Tradicional, pois sabemos que a arte é uma das mais belas formas de se sensibilizar o ser humano, e assim de humanizá-lo, levando-o ao seu pleno desenvolvimento, numa formação integral do indivíduo. Nessa proposta, a chamada interdisciplinaridade, neste caso entre a Poesia e a Geografia, atende assim perfeitamente aos chamados temas transversais, propostos nos Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio, tornando mais dinâmica e envolvente as aulas dos alunados. O ensino do conteúdo, da disciplina de hoje traz consigo, alguns desafios aos educadores atuais, um problema discutido no que concerne à Geografia ensinada, transmitida nas escolas, é muitas vezes a falta de contextualização dos livros didáticos, havendo um grande distanciamento entre os conteúdos e o cotidiano, a vida prática e a realidade dos alunos.

Sabemos que a Geografia ensinada nas escolas, traz ainda hoje os resquícios da Geografia Tradicional, na sua herança cartesiana, do século XVIII e XIX, na visão positivista, e fragmentária, das coisas. É também um segmento da divisão kantiana das ciências, quando o mesmo, século XVIII, dividiu estas em empíricas e cognitivas, ficando então a ciência social geográfica neste primeiro plano. A Geografia de então era a da paisagem, apenas descritiva, do ver e descrever o que os sentidos, sobretudo a visão, abarcavam.

Nesse contexto, se faz então necessário, como afirma alguns estudiosos do assunto, a escola, no seu âmbito pedagógico, educativo, sobretudo no que tange à disciplina Geografia, levar o aluno, o educando, a formar uma consciência geográfica, e crítica das coisas. E, assim, que os mesmos busquem entender os processos, as causalidades, o por quê das coisas, dos objetos, dos lugares, compreendendo as suas espacialidades, os tempos e os espaços entrelaçados, bem como perceberem-se como sujeitos sócio espaciais, na busca de uma formação geral, integral, dos indivíduos; não só no seu intelecto, mas também nas outras instâncias humanas, como em sua dimensão física, afetiva, social, moral, ética, estética, espiritual; ou seja, numa formação comprometida e cidadã, no que prepara sujeitos para o mundo e para a vida, para muito além do espaço físico delimitado da escola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com