TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS TRADICIONAIS E OS NOVOS MÉTODOS DE ENSINO

Por:   •  5/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.546 Palavras (7 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 7

PEDAGOGIA : PAPEL DO PROFESSOR

Papel do Professor

MÉTODOS TRADICIONAIS E OS NOVOS MÉTODOS DE ENSINO

SUMÁRIO

Introdução..................................................................................................4

Escola, Professor e Sociedade............................. ...................................5

Método Tradicional e os Novos Métodos de Ensino.................................6

Conclusão ...............................................................................................08

Referência Bibliográfica...........................................................................09

INTRODUÇÃO

Partindo de uma concepção de que escola, professor e sociedade caminham junto esta pesquisa vem estabelecer relações afim de entender melhor esta parceria. A relevada necessidade do professor para a transformação da sociedade, a escola que é o fomentador disto tudo e a sociedade que sofre com a desproporcionalidade entre a qualidade e o desleixe com a educação.

Por muito tempo a educação vendo sendo vista como processo que dever ser feito apenas em sala de aula, que não há educação de qualidade e de fato fora desses horizontes, o que é um paradigma. Pois com o evoluir dos tempos notou-se que a educação deve estar munida de todas as ferramentas necessárias para o alcance de seus objetivos. As metodologias devem cada vez mais avançar, bem como a comunicação e ainformação crescem de forma espantosa, o processo de ensino-aprendizagem precisa evoluir e acompanhar o ritmo da sociedade também.

É isto que esta pesquisa trará, as informações necessárias para que possamos entender o papel do mestre dentro e fora da sala de aula, a necessidade das escolas e a diferenças entre as metodologias e seus avanços. Ao longo da pesquisa notaram que citações darão embasamento a pesquisa, haja visto que outros renomados profissionais da educação lançam no cotidiano as primazias para que se torne algo agradável.

1.0 ESCOLA, PROFESSOR E SOCIEDADE.

Nos tempos atuais é de elevada necessidade que a escola esteja em total sintonia com a sociedade, com a família e com sua clientela. A escola deve ser um local muito além daquele que já conhecemos que é transmitir conhecimento aos alunos e sim a refletirem no mundo ao seu redor, a tentar ou buscar respostas para os conflitos atuais da sociedade. A escola é o local onde culturas e costumes se encontram, se chocam e precisam de um norte, um MEDIADOR para direcionar sua energia. O papel da escola vai desde os primeiros contatos com as letras, com os números até o encaminhamento ao mundo real que aguardará o educando, e este deverá ter certeza que preparado estás. É na escola que o ser será (ou pelo menos é o que se espera) conduzido ao ofício de cidadão consciente de seus atos, onde seu protagonismo irá aflorar. As escolas são instituições imprescindíveis para o desenvolvimento e para o bem-estar das pessoas, das organizações e das sociedades.

É nas escolas que a grande maioria das crianças e dos jovens aprendem uma diversidade de conhecimentos e competências que dificilmente poderão aprender noutros contextos. As habilidades e competência de cada ente será analisada e lapidada para que o educando possa se expressar melhor, se destacar, ser o aluno desejado pelos professores. Então a escola é muito além de tudo aquilo que foi escrito aqui, é porque envolve fatores diversos como o psíquico, o motor, o sócio financeiro de cada aluno e de cada família. E é óbvio que a escola precisa estar preparada para receber todos os tipos de alunos, desde aqueles que já dominam suas características e seus objetivos até aqueles que sofrem de sérios danos psicológicos e até físicos.

“A escola se dá como o lugar do encurtamento do projeto político coletivo da sociedade com os projetos pessoais e existenciais de educandos e educadores. É ela que viabiliza que as ações pedagógicas dos educadores se tornem educacionais, na medida em que as impregna das finalidades políticas da cidadania que interessam aos educandos. Se, de um lado, a sociedade precisa da ação dos educadores para a concretização de seus fins, de outro, os educadores precisam do dimensionamento político do projeto social para que sua ação tenha real significação enquanto mediação da humanização dos educandos. Estes encontram na escola um dos espaços privilegiados para a vivificação e efetivação de seu projeto". (SEVERINO,1992)

É ai que entra o papel do professor, na mediação, na intervenção na vida do educando. O professor será o íntimo do aluno, é em quem o aluno verá ou um amigo ou um outro ser como os demais. O educador carregará em suas mãos a difícil tarefa de conciliar o ensinar e o cuidar ao mesmo tempo, devendo assim merecer seus méritos. As responsabilidades de educador, ainda mais complexas, são cumpridas em circunstâncias muito especiais, sob permanente exposição a dezenas de olhares daqueles que pretendemos formar. No corpo docente de uma escola, há diferentes gêneros, preferências, estilos e situações de vida, mas nem todo comportamento é compatível com a função docente, pois a arte-ciência da profissão exige convívio, com respeito à condição dos outros (e também à própria) e o reconhecimento dos limites nessa recíproca exposição.

Fica claro a necessidade de estas três vertentes estarem de mãos dadas para o sucesso dos alunos: A escola, o corpo discente e a sociedade. Cada um deve cumprir seu papel para que o sucesso seja garantido, pois se um vai mal, certamente os demais irão falhar em seus atos.

MÉTODO TRADICIONAL E OS NOVOS MÉTODOS DE ENSINO.

Metodologia é um campo que procura descrever, pesquisar e justificar os melhores métodos e técnicas de determinada área. Sendo assim, cada área tem a sua metodologia específica.

A palavra "Metodologia de Ensino" está voltada para a área de ensino e procura descrever os melhores métodos e técnicas para que o ensino-aprendizagem possa ser desenvolvido com maior qualidade e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com