TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA METÓDOS DE ENSINO

Por:   •  17/9/2018  •  Resenha  •  273 Palavras (2 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA CRÍTICA – ATIVIDADE 3

Resenha crítica sobre o texto “Metodologia do esporte: individual e coletivo”, no qual foi solicitado o método de ensino, em relação ao ensino de esportes coletivos, que considero mais eficiente e o menos eficiente.

De todos os métodos, o que considero menos eficiente é o Método tradicional tecnicista de ensino, pois segue um modelo capitalista, fazendo parte de sua engrenagem e com o objetivo de, dentro deste sistema, formar indivíduos “competentes” para o mercado de trabalho.

Nesse método, nem o professor, nem o aluno são valorizados, mas sim a tecnologia, a indústria, o capital. O professor é o especialista, responsável por "passar" ao aluno verdades científicas incontestáveis. Ou seja, a escola não trabalhava a reflexão e criticidade nos alunos, não os estimulava na prática esportiva e principalmente, não se preocupava com as necessidades individuais e coletivas dos educandos.

Esta proposta foi utilizada no período do regime militar do país, onde era necessário formar mão-de-obra para o mercado de trabalho. Aqui temos o formato behaviorista de ensino, onde eram utilizados estímulos, reforços negativos e positivos para se obter a resposta desejada, moldando o comportamento do sujeito, de forma a controlar a conduta individual. Era ensinado apenas o necessário para que os indivíduos pudessem atuar de maneira prática em seus trabalhos.

Os conteúdos estavam embasados na objetividade do conhecimento e os métodos eram programados passo-a-passo, principalmente, com uso de livros didáticos, o diálogo entre professor e alunos era apenas técnica, com o intuito de transmitir o conhecimento de maneira eficaz e a avaliação estava pautada na verificação formal, analisando a realização dos objetivos propostos.

O que considero mais eficiente é o Método Crítico Emancipatório, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (55.3 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com