TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

Por:   •  20/5/2019  •  Resenha  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 5

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

PEDAGOGIA

FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA

STÉPHANI VILELA FERREIRA

SANTO ANDRÉ
2016

Parâmetros
Curriculares
Nacionais - PCNs

Objetivos Gerais

Caracterização da área

Aprender e Ensinar História e Geografia - EF

Critérios de seleção e organização de conteúdos

Blocos temáticos e conteúdos

História

Identificação do próprio grupo de convívio e as relações que estabelecem
com outros tempos e espaços, conhecendo e respeitando  modo de vidas diferentes, reconhecendo semelhanças e as diferenças existentes. Sempre valorizado o patrimônio sociocultural e a diversidade, reconhecendo seus direitos e fortalecendo o direito da democracia.

O ensino de História tende a desempenhar um papel mais relevante na formação da cidadania, envolvendo a reflexão sobre a atuação do indivíduo em suas relações pessoais com o grupo de convívio, suas afetividades e sua participação no coletivo.

Envolve uma distinção básica entre o saber histórico, como um campo de pesquisa e produção de conhecimento do domínio de especialistas, e o saber histórico escolar, como conhecimento produzido no espaço escolar. dependendo das escolhas didáticas, podem se constituir em fatos  históricos as ações realizadas pelos homens e pelas coletividades que envolvem diferentes níveis da vida em sociedade: criações artísticas, ritos religiosos, técnicas de produção, formas de desenho, atos de governantes, comportamentos de crianças ou mulheres, independências políticas de povos.

A escolha dos conteúdos devem partir das problemáticas locais em que estão inseridas as crianças e as escolas, não perdendo de vista que as questões que dimensionam essas realidades estão envolvidas em problemáticas regionais, nacionais e mundiais. As informações históricas locais relevantes a serem selecionadas expressam, assim, a
intencionalidade de fornecer aos alunos a formação de um repertório intelectual e cultural, para que possam estabelecer identidades e diferenças com outros indivíduos e com grupos sociais presentes na realidade vivida — no âmbito familiar, no convívio da escola, nas atividades de lazer, nas relações econômicas, políticas, artísticas, religiosas, sociais e culturais.

Primeiro Ciclo: O o eixo temático é a história local e do cotidiano. Atividades em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no  passado, mediante a leitura de diferentes obras humanas. Trabalho com fontes documentais — fotografias, mapas, filmes, depoimentos, edificações, objetos de uso cotidiano.
Segundo Ciclo: o eixo temático é a história das organizações populacionais. O professor deve criar situações instigantes para que os alunos comparem as informações contidas em diferentes fontes bibliográficas e documentais, expressem as suas próprias compreensões e opiniões sobre os assuntos e investiguem outras possibilidades de explicação para os acontecimentos estudados. Desenvolver um trabalho mais específico com leitura de obras com conteúdos históricos, como reportagem de jornais, mitos e lendas, textos de livros didáticos, documentários em vídeo, telejornais.

Parâmetros
Curriculares
Nacionais - PCNs

Objetivos Gerais

Caracterização da área

Aprender e Ensinar História e Geografia - EF

Critérios de seleção e organização de conteúdos

Blocos temáticos e conteúdos

Geografia

Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, de modo a compreender o papel das sociedades em sua construção e na produção do território, da paisagem e do lugar; as melhorias nas condições de vida, os direitos políticos, os avanços técnicos e tecnológicos e as transformações socioculturais.  Valorização do patrimônio sociocultural respeitando a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimento da democracia.

É uma área de conhecimento comprometida em tornar o mundo compreensível para os alunos, com relação a sua própria posição no conjunto de interações entre sociedade e natureza, explicável e passível de transformações.

Deve se iniciar com a noção ou conceito chave sobre um fenômeno social, cultural ou natural que é descrito e explicado, de forma descontextualizada do lugar ou do espaço no qual se encontra inserido. Após a exposição, ou trabalho de leitura, o professor avalia, pelos exercícios de memorização, se os alunos aprenderam o conteúdo, esperando que eles desenvolvam a capacidade de identificar e refletir sobre diferentes aspectos da realidade, compreendendo a relação sociedade-natureza. A paisagem local, o espaço vivido pelos alunos deve ser o objeto de estudo ao longo dos dois primeiros ciclos.

Os conteúdos selecionados devem permitir o pleno desenvolvimento do papel de cada um na construção de uma identidade com o lugar onde vive e, em sentido mais abrangente, com a nação brasileira,  valorizando os aspectos socioambientais que caracterizam seu patrimônio cultural e ambiental e também permitir o desenvolvimento da consciência de que o território nacional é constituído por  múltiplas e variadas culturas, que definem grupos sociais, povos e etnias distintos em suas percepções e relações com o espaço, e de atitudes de respeito às diferenças socioculturais que marcam a sociedade brasileira.

Primeiro Ciclo: O estudo da paisagem local. 
Deve abordar principalmente questões relativas à presença e ao papel da natureza e sua relação com a ação dos indivíduos, dos grupos sociais e, de forma geral, da sociedade na construção do espaço geográfico. Para tanto, a paisagem local e o espaço vivido são as referências para o professor organizar seu trabalho.        
Segundo Ciclo: As paisagens urbanas e rurais, suas características e relações.
Deve abordar principalmente as diferentes relações entre as cidades e o campo em suas dimensões sociais, culturais e ambientais e considerando o papel do trabalho, das tecnologias, da informação, da comunicação e do transporte. O objetivo central é que os alunos construam conhecimentos a respeito das categorias de paisagem urbana e paisagem rural, como foram constituídas ao longo do tempo e ainda o são, e como sintetizam múltiplos espaços geográficos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com