TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reforma do Aparelho do Estado e a Constituição Brasileira

Por:   •  8/7/2018  •  Dissertação  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 2

Curso: Gestão Pública                              

Unidade: Céu Vila Malvina

Tutora: Karina

Aluno: Geog. Benevides Ramos Alves

Data: 22/04/2018

RELATÓRIO DE ATIVIDADES

 A Reforma do Aparelho do Estado e a Constituição Brasileira”

Nosso serviço público é constituído de atividade de prestação de serviço, onde o Estado assume o dever garantidor de oferta desses serviços, sempre em favor da população.

Todavia, a prestação de serviços da administração indireta exista, ela não tem o mesmo prestígio que os serviços prestados pelo estado.

As especificidades da prestação de serviços do Estado, devem ser constituídas e organizadas como na iniciativa privada, tendo a excelência como resultado, no texto o autor cita a descentralização dos serviços sociais do Estado, dando autonomia financeira e administrativa às entidades de serviço do Estado, partindo da premissa dessas entidades, serem transformadas em “ Organizações Sociais”.

Podemos citar também as “PPPs” Parceria Público  privadas, tão em voga hoje em dia, onde o estado constrói e cede a iniciativa privada a exploração dos serviços, tomando como exemplo no estado de São Paulo, a CIA do Metrô e as rodovias com cobrança de pedágio , essa última, todo cidadão que é conduzido ou conduz uma carro à passeio ou à trabalho, pode atestar o excelente trabalho dessas empresas responsáveis pela cobrança de tarifas de pedágio, pois o asfalto é excelente, os serviços de apoio, de segurança, etc... também o são, já as rodovias administradas pelo Estado, apresentam asfalto péssimo, não apresentam serviços de apoio e de segurança.

Com exemplos como esse, podemos afirmar que a delegação da gestão da prestação de serviços do Estado, para a iniciativa privada, fará que essa mesma iniciativa privada, explore os serviços, com intenção de obter lucro e preste um excelente serviço para a população, as atribuições jurídicas, continuam com o Estado, que utiliza das concessões e permissões, transferindo a prestação de serviço público, para a iniciativa privada.

Referências.:  In Ministério da Administração Federal e da Reforma do Estado. ESAF, Brasília, janeiro de 1995. Revisada em abril. Disponível em http://www.bresserpereira.org.br/papers/1995/98.ReformaAparelhoEstado_Constituicao.pdf.  Acesso em 22/04/2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (67.1 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com