TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RÚSSIA E OS PAÍSES DO CENTRO-LESTE EUROPEU

Por:   •  19/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 4

GEOGRAFIA

CAP.: 6  -> A RÚSSIA E OS PAÍSES DO CENTRO-LESTE EUROPEU

Europa e Ásia -> bloco continental chamado de Eurásia. Porém são dois continentes diferentes.

Divisão da Europa

Porção oeste -> Ocidental[pic 1]

Porção leste -> Oriental

  • Rússia: um país em dois continentes

Rússia é o país mais extenso do mundo. Ocupa quase metade da Europa e 1/3 da Ásia. Mais de 17 milhões de km² e população com mais de 142 milhões de habitantes (2014). 80% da população russa se encontra na Europa (oeste) e 20% na Ásia (leste  dos Montes Urais).

Sibéria representa 60% do território russo e tem baixa densidade demográfica (menos de 1 hab/km²).

Durante a Guerra fria, o mundo ficou bipolarizado entre dois blocos econômicos: capitalismo (EUA) x socialismo (URSS).

  • O Império russo

Teve início em 1721 (czar Pedro I). Mais de 100 nacionalidade, com língua, religião e costumes próprios e um território de aproximadamente 22 milhões de km², capital São Petersburgo.

  • Da Revolução Russa ao fim da Guerra Fria
  • Fim da Revolução Russa em 1917, deu origem a URSS

Nicolau II foi o último imperador da Rússia tendo fim em 1917 (revolução Russa) quando foi obrigado a abdicar do trono, vencidos pelos bolcheviques (que mataram o czar e toda sua família).

Bolcheviques ->  grupo de operários das fábricas e agricultores. Líder: Vladimir Lênin.

Seguindo os ideais de uma sociedade mais justa e igualitária, Lênin liderou o grupo dos bolcheviques e deu fim ao czarismo (1917) inspirados nos tratados socialistas de Karl Marx e Friedrich Engels (teorias socialistas). Marx e Engels  fundaram o Socialismo científico = marxismo.

Os bolcheviques, procurando melhorar a condição de vida dos russos, nacionalizaram empresas e bancos privados e confiscaram terras para reforma agrária, causando insatisfação da aristocracia russa (nobres).

  • Guerra Civil Russa
  • Sucedeu a Revolução Russa (04/1918)

Czaristas  X  Bolcheviques          exército vermelho[pic 2][pic 3]

        Apoiados pela Inglaterra, França, Japão e EUA

Guerra sangrenta que durou 3 anos e vencida pelo Exército Vermelho, abalando ainda mais a economia russa. A Revolução Russa termina apenas em 1922 quando o Exército Vermelho saiu vitorioso e, em dezembro de 1922, a República Socialista Federativa Soviética Russa se uniu às Repúblicas Socialistas Soviéticas da Ucrânia, Bielorrússia e Transcaucásia formando a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) ou União Soviética. O Partido Bolchevique, por sua vez, se tornou Partido Comunista da União Soviética, único partido permitido na URSS até 1990.

1930 a 1960 -> a economia da URSS  cresceu mais que a economia dos EUA.

A exploração agrícola russa era organizada em cooperativa as kolkhozes ( comunidades rurais coletivas - os camponeses formavam cooperativas de produção agrícola).

Indústria de Base -> indústrias pesadas = equipamentos: máquinas. Responsáveis em produzir, fabricar matérias-primas para outras indústrias.

Indústria de bens de consumo ->  produção direcionada  ao mercado consumidor.

  • Duráveis: geladeiras, fogões, liquidificadores, etc.
  • Não-duráveis: roupas, calçados, alimentação, remédios, etc.

O governo socialista começou a investir em indústrias de base (siderúrgicas, metalúrgicas, petroquímicas e bélicas (defesa do território)) porém, não houve desempenho e nem investimento em indústrias de bens de consumo.

  • Guerra Fria

Durou do fim da 2ª Guerra Mundial (1945) até fim de 1980 e a extinção da URSS (1991). Conflitos indiretos entre EUA (capitalista e URSS (socialista)), disputando a hegemonia (liderança)  politica, econômica e militar no mundo. Uma corrida armamentista, onde as potências desejavam expandir seus territórios e implantar seu poder de influência sobre os outros países.

URSS -> buscava implantar o socialismo. Baseado na economia planificada, partido único, igualdade social, falta de democracia e que o estado participava da economia do país (propriedades estatais).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (1.7 Mb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com