TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Supremacia Norte-americana

Artigo: A Supremacia Norte-americana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/2/2015  •  200 Palavras (1 Páginas)  •  4.645 Visualizações

A supremacia norte-americana

Os Estados Unidos são responsáveis por cerca de 25 % de toda a produção de bens e geração de serviços no mundo, ou seja, um quarto do PIB mundial ( 14,20 trilhões de dólares em 2008), índice superior á soma do PIB dos outros três países mais ricos do mundo ( Japão, China e Alemanha )).

Enquanto nos Estados Unidos o PIB é de 14,20 trilhões de dólares, o Japão que é o segundo na lista, tem apenas 4,90 trilhões de dólares.

Vários países, inclusive alguns desenvolvidos, dependem dos Estados Unidos, em termos de comércio exterior.

Os Estados Unidos exercem a supremacia econômica, apesar de contrabalançada por centros econômicos como a União Europeia, o Japão, os Bric e outros. A preponderância norte-americana é muito maior quando se considera também o aspecto político-militar. O país atingiu posição privilegiada em termos de capacidade bélica, graças ao desenvolvimento da tecnologia militar.

Apesar da supremacia dos Estados Unidos, não se pode considerar o desenvolvimento norte-americano um modelo a ser seguido, pois sozinhos, gastam aproximadamente 25% de tudo o que o mundo consome isso sem ter na maioria das vezes, os processos de reciclagem, reutilização ou reaproveitamento, o que faz gerar grande quantidade de lixo e poluentes.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com