TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria e Prática em Geografia IV

Por:   •  16/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  421 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Nome: Fabiano Oliveira da Conceição

Matrícula: 18212140225

Polo Niterói

                                AD1 de Teoria e Prática em Geografia IV

        A AD1 em questão visa a aprimorar no corpo docente a argumentação acadêmica. 

O livro didático é parte da cultura escolar e, quando utilizado como manual de estudo, inclui o conteúdo-forma das disciplinas escolares trabalhadas na Educação Básica. Essa condição faz do livro didático referência para periodizar a trajetória das práticas de ensino da Geografia do Brasil, identificando períodos por meio dos quais podem ser analisadas às mudanças e permanências do como e do que é estudado na escola básica. (Azambuja, 2014).

Vilela (2014), afirma que livros didáticos são elementos da cultura escolar, servindo-nos como importantes mananciais de estudos sobre o ensino. Sem entrarmos no mérito no que concerne à sua qualidade, correção ou adequação, neste estudo tais materiais são vistos como parte da materialidade dos discursos escolares. Se, de um lado, seus conteúdos não representam a totalidade do que acontece na escola, de outro, eles são evidências daquilo que é afirmado como “o que pode ser ensinado”.

Fica claro que ambos os textos trazem à baila a importância da Geografia enquanto ciência espacial que deve ser abordada da melhor maneira no sentido de que o alunado tenha os recursos necessários para um perfeito entendimento dos conceitos apresentados no livro didático. Os autores supracitados deixam claro que é inaceitável que a geografia seja dinamizada no ambiente escolar sem que sejam utilizados os livros didáticos como repositórios teóricos do que é ensinado na vida prática, parâmetros escritos que devem ser usados como base para se consultar aquilo que é explanado pelo corpo docente, tanto em sala quanto nos trabalhos de campo.

Destacam que é de suma importância que o professorado tenha como meta principal a familiarização com as novas ferramentas tecnológicas que se apresentam na atualidade de modo a trazer para o âmbito da ciência geográfica o que há de mais concreto no que tange a transposição da teoria para a prática no ensino da geografia, porém sem deixar de se balizar no que está nos livros (roteiros do que deve ser ensinado).

É claro que para que se quisermos que essa ciência seja valorizada enquanto campo do saber que abre horizontes tanto no entendimento dos fenômenos do orbe terrestre quanto nas dinâmicas sociopolíticas, é de suma importância que os professores dominem cada vez mais a teoria e a prática de ensino da ciência geográfica de modo que seja despertado o devido interesse no corpo discente e a vontade de aprender cada vez mais o que é ensinado, seja por meio das novas tecnologias, seja através dos livros ou simplesmente da mera exposição oral.

REFERÊNCIAS

1. Leonardo Dirceu de Azambuja: O Livro Didático e o Ensino da Geografia do Brasil, Revista Brasileira de Educação em Geografia, Campinas, v. 4, n. 8, p. 11-33, jul./dez., 2014.

2. Carolina Lima Vilela: Livros Didáticos e o Discurso do conhecimento escolar em Geografia: a abordagem regional como regularidade, Ibid., p. 56.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (83.7 Kb)   docx (115.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com