TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Teoria e prática em Geografia

Por:   •  15/4/2015  •  Artigo  •  774 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

APLICAÇÃO DA TEORIA E PRÁTICA NO ENSINO DA GEOGRAFIA FÍSICA

Juliana Aparecida Magalhães de Souza Soares

Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Juliana.avelar2014@outlook.com

Introdução

Este artigo destina-se demonstrar a importância da articulação entre teoria e prática no ensino da geografia física, possibilitando ao professor desenvolver através da prática, as teorias adquiridas em sua vida acadêmica, transformando o ensino/ aprendizagem em uma forma dinâmica de trocas de conhecimento, proporcionando ao docente trabalhar o conteúdo da sala de aula de acordo com a realidade dos alunos, buscando instigar a observação e a consciência dos discentes para as modificações ocorridas no espaço vivenciado pelos homens, materializando aquilo que superficialmente só pode ser observado na teoria.

A prática de ensino aplicada a Geomorfologia dos rios e suas planícies de inundação

Na Geomorfologia encontramos importantes respostas, que explicam a presença e o comportamento das constituintes da morfologia e dinâmica dos ambientes, possibilitando informações, passível de subsidiar análises a serem desenvolvidas.

Um grave problema que aflige a sociedade atualmente são as constantes enchentes ocorridas em grandes cidades, e um dos fatores que podem causar esses eventos estão relacionados à urbanização. Graves inundações nestas áreas estão associadas à chuva concentrada que tende a aumentar o volume de água no canal, unindo-se a impermeabilidade do solo, desmatamento e ocupação desordenada. De acordo com Tucci (2012, p.16),

À medida que a população impermeabiliza o solo e acelera o escoamento por meio de condutos e canais, a quantidade de água que chega ao mesmo tempo no sistema de drenagem aumenta, produzindo inundações mais frequentes do que as que existiam quando a superfície era permeável e o escoamento se dava pelo ravinamento natural.

No entanto nos aprofundaremos em demonstrar através prática de ensino como funciona a dinâmica das vazões dos rios em respostas as transformações ocorridas em seu curso e planície de inundação, no qual ocasionam eventos de enchentes que interfere seriamente na vida das pessoas causando sérios danos à população que habita as suas margens.

Identificação do material:

Maquete de Vazão do rio

Tema da aula: A influência da urbanização na dinâmica das vazões do rio[pic 1]

Materiais necessários

3 bacias, Terra (3kg),1 Brócolis,1 Saco de lixo azul,Regador,Pedras (britas),E. V.A (preto e verde), Tinta acrílica (branca e amarela), Pincel, Cola de isopor, Galhos de folhas e flores, Estilete.

Como fazer:

1º Passo: Nesta parte será confeccionado um rio com curso retilinizado. Para executar esta etapa é necessário que se coloque terra em um recipiente (bacia), logo após separe esta terra deixando um espaço ao meio da bacia. Este intervalo representará o leito de um rio, onde se deve colocar uma sacola de lixo azul, para comportar a água. Logo em diante pode-se decorar com pedras (britas), galhos de folhas e flores.

Figura 1 - Canal Retilinizado

[pic 2]

2º Passo: Dando prosseguimento a nossa experiência iremos criar a margem do rio no qual sua vegetação se encontra totalmente preservada. Para confecção desta, é necessário colocar terra em um recipiente, em seguida construir um caminho com pedras (britas). Logo depois iremos arborizar as margens com galho de folhas e brócolis recortado, plantando-os na terra.

 

Figura 2 - Margem preservada

[pic 3]

3° Passo: Nesta etapa iremos construir uma parte da margem deste rio, atribuindo grande modificação feita pelo homem, tornado o solo desta região impermeável. Para montar esta etapa e necessário que se coloque terra em um recipiente, depois recubra com E.V.A  recortado no formato do recipiente, após ter desenhado um asfalto com tinta branca e amarela. Em seguida recorte pedaços de isopor para representar os edifícios e decore com E.V. A (cores á gosto), neste caso preto e verde, e depois os fixe no recipiente com cola para isopor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (406 Kb)   docx (605.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com