TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria e Prática em Geografia IV A Geografia e o Livro Didático

Por:   •  28/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  905 Palavras (4 Páginas)  •  455 Visualizações

Página 1 de 4

Nome:  Micaellen Santos de Oliveira  

Mat: 15212140107

Curso: Licenciatura em Geografia       Polo: Três Rios - RJ

Disciplina: Teoria e Prática em Geografia IV

A Geografia e o Livro didático

Ao ser usado de forma coerente o livro didático pode favorecer o ensino e a aprendizagem do aluno, permitindo uma transformação na maneira de perceber a realidade, sobretudo nas disciplinas, de maneira especial na geografia.

A utilização do livro didático vem de muito longe e ainda comum ser usado nas salas de aulas atualmente, existem distintos recursos didáticos que aprimora o processo de ensino e aprendizagem, torna-se de extrema importância que os professores utilizem o livro como um auxiliador de suas aulas, não deixando a cargo deste recurso a responsabilidade de gerir todo o desenvolvimento da sua aula, fazendo com que esse recurso seja o único meio para que os conhecimentos sejam transmitidos o livro não pode exercer o papel de apenas ele favorecer o conteúdo que o educando recebe.

O objetivo do trabalho é refletir se os capítulos expostos nos Livros didáticos estão contribuindo para a formação de cidadãos critico e participativos para que possam atuar no meio onde vivem. Dessa forma existem alguns critérios dos livros  didáticos que devem se fazer a fundamentação teórica metodológica , se constam erros de informação de conceito referente ao assunto de cartografia.

O livro didático que tome como base para analise é o Jornadas. geo – Geografia do autor Marcelo Moraes e Angela Rama.

A geografia nas séries iniciais

O ensino de geografia para os anos iniciais tem um papel específico no currículo das escolas, a partir desse currículo o livro didático deve facilitar a compreensão do aluno nos conhecimentos geográficos que permite o mesmo se aprimorando no discernimento do espaço, já que o aluno ao ir à escola tem uma empírica aprendizagem do mundo em que vive.  

“ Os livros didáticos podem, assim, ser vistos como uma importante forma por meio da qual o conhecimento escolar se produz e se fixa, onde estão contidos os resultados de embates, contradições e ambivalências no campo do conhecimento.” ( VILELA , 2014  p. 57)

A escola então tem como obrigação fornecer meios para que os alunos organizem os dados da realidade.

Relatório

Este relatório apresenta uma análise sobre o capítulo da unidade 2 do livro de geografia Jornadas.geo – Geografia , de autoria de Marcelo Moraes Paula e Angela Rama , utilizado no 6º ano do ensino fundamental da Editora Saraiva , 2012.

Nesse capítulo livro aborda mapas e imagens, todos os conceitos descritos de forma correta e bastante esclarecida, com informações reais e ilustrações de mapas apresentados corretamente conceitos desenvolvidos, possibilitando a percepção da formação e do desenvolvimento de Estados, países e regiões do espaço físico e sua relação de acordo com os parâmetros do guia didático.

O conteúdo está exposto de forma bem resumida, o capítulo está bem esclarecido para o fácil entendimento do educando. O que falta nesse capítulo são fotografias relacionando diferentes formas de relevo e altitude de um terreno.

O capítulo aponta diversas formas de mapas, com legendas de fácil compreensão pelos alunos, também são abordados croqui e carta topográfica, planta e modelos tridimensionais no capítulo, facilitando a observação dos alunos. No final do capítulo há atividades relacionadas com o conteúdo do capítulo.

De acordo com os paramentos ele relaciona conceitos e informações, encaminhando os passos necessários á análise da dimensão geográfica da realidade.

Atividades

A atividade tem como propósito de realizar a conexão entre a teoria e prática com a utilização do livro didático , analisando o conteúdo nas áreas estudada na disciplina de cartografia com a tese forma de apresentar o espaço geográfico , a mesma é a identificação de mapas abordados no capítulo do livro didático.

Logo após o estudado capítulo com o objetivo de certificar o conhecimento adquirido sobre a aula , o professor pode propor que cada aluno traga cartolina , tintas e um atlas ,e que a classe se divida em grupos , com o auxilio do professor desenhe o mapa do Brasil com auxílio do atlas e o livro didático , após essa tarefa os alunos deverão recorta o mapa desenhado e montar distintas regiões do Brasil identificando a mesma com os outros alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (84.7 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com