TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Verdade Sobre a População

Por:   •  4/12/2019  •  Resenha  •  654 Palavras (3 Páginas)  •  320 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS

LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

DISCENTE: DILMARA DOS SANTOS MAGALHÃES

DOCENTE: RONEIDE SOUSA

DOCUMENTARIO: A VERDADE SOBRE A POPULAÇÃO

A verdade sobre população é um documentário do estatístico Hans Rosling mostra que a população mundial não é da forma que pensamos. Desde a Revolução Industrial, o crescimento populacional mundial mudou, tínhamos um bilhão de pessoas. Antes dela o crescimento era de apenas um por centro, mas a partir 1800, tudo mudou e a população começou a crescer mais rápido. Em 1950, o numero chegou a três bilhões, e desde essa época muitos já diziam, até os especialistas, que o planeta não suporta mais pessoas. Mesmo assim os números cresceram e hoje em dia temos mais de sete bilhões, e continuam com este discurso, onde falam de uma explosão populacional, e que o mundo não irá aguentar mais pessoas e com isso entraremos em colapso, ou seja, podemos ficar sem água e sem comida. Quando paramos para pensar em países que o controle populacional pode não estar sendo feito, logo vem em nossas mentes países mais pobres e com concentração de pessoas, onde de acordo com nossos preconceitos, a sua população não tem acesso informações. Hoje em dia o numero de filhos diminuíram muito, vejamos há uns anos atrás que nossos avós e bisavós tinham de 10 a 15 filhos e hoje em dia na maioria das vezes somos filhos únicos ou temos no máximo um irmão. E nossa geração de 20/30 com um planejamento familiar, mas não querem ter filhos ou no máximo um.

Em Bangladesh ou países similares, são feitos trabalhos de casa em casa de informação. Em Dhaka, como vimos no documentário, mulheres de aldeias são contratadas pelo governo para trabalhar, batendo na porta, principalmente, de famílias mais pobres, realizando a tarefa fundamental do Serviço de Planejamento Familiar. Ensinam principalmente as mulheres a como usar métodos contraceptivos, dando camisinhas e pílulas. Este trabalho está fazendo com que as mulheres saibam se cuidar e que juntamente com seus parceiros saibam escolher engravidar na hora certa e quantos filhos vão poder sustentar, para mandar toda a escola, os alimentar bem e principalmente da saúde, assim há a queda da taxa de mortalidade infantil.

Com os avanços que ocorreram nos países, como tecnologias, saneamentos básicos, condições salariais melhores, higiene, avanço na medicina, medicamentos, a população cresceu e a mortalidade infantil teve uma grande queda com tudo isso a expectativa de vida cresceu. Antigamente as crianças ficavam doentes e não tinha nada o que se fazer, pois nós países não existiam medicamentos e nem acesso a medicina a altura que pudessem solucionar os problemas da população. Nos dias de hoje se uma criança pega umas dessas doenças na maior parte das vezes estará vacinada contra alguma delas ou irá ao hospital e será tratada e rapidamente ficara bem. E isso também se aplica aos adultos, onde se descobrem doenças, até das mais agressivas a chance de se curar é muito grande e com aproveitar a velhice tranquila. Então a teoria do “boooom” populacional de hoje em dia pode ser considerado um mito em partes, pois considerando com 50 anos, obvio que tivemos, pois o número de pessoas cresceu, mas o que acontece hoje em dia é a intervenção humana na natureza para que tenhamos uma expectativa de vida maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (48 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com