TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A formação territorial brasileira nos dois primeiros Séculos de colonização.

Por:   •  6/2/2017  •  Resenha  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  517 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

Universidade Federal de Alfenas. UNIFAL-MG

Rua Gabriel Monteiro da Silva, 700. Alfenas/MG

CEP 37130-000

[pic 2]

Curso: Geografia Bacharelado

Discente: Jéssica Teixeira Maia

Docente: Ana Ruth do Vale

Disciplina: Formação do Território Brasileiro

OBRA ANALISADA:

STRAFORINI, Rafael. A formação territorial brasileira nos dois primeiros Séculos de colonização. Geo UERJ. n. 18, v. 1, 1º sem. 2008. Disponível em: file:///C:/Users/User/Downloads/1379-5328-1-PB%20(1).pdf. Acesso em: 25/04/2015.

CREDENCIAIS DO AUTOR

Rafael Straforini  é doutor em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação do Prof. Dr. Maurício de Almeida Abreu. Professor do Departamento de Estudos Aplicados ao Ensino da Faculdade de Educação e do Departamento de Geografia Humana do Instituto de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.  

OBJETIVO DO AUTOR

O objetivo do autor na presente obra é proporcionar uma compreensão da formação territorial brasileira nos primeiros séculos da colonização. Ele recorre a analise de leitura produzidas existente sobre o assunto, tentando explicar quando que surgiu na geografia o conceito de “ocupação em arquipélago”, que aparece tanto na historia do pensamento geográfico. No decorrer do artigo o autor vai descrevendo os momentos que aconteceram na época e enfatizando sua opinião.

IDEIAS CENTRAIS DA OBRA

O artigo levanta já na sua introdução a questão da Historia e a Geografia pertencer ao mesmo campo cientifico, e que com o tempo essas duas área se dividiram, mantendo como métodos de estudo a Historia estudando a sociedade no passado e  a geografia estudando essa sociedade no presente.

Logo após essa divisão das duas áreas, o autor levanta que através de estudos dos referenciais bibliográficos da época, irá apresentar o conceito de ocupação em arquipélago e mostra quando este surgiu na geografia.

No decorrer do artigo ele apresenta vários autores e seus conceitos sobre a formação do território Brasileiro. O autor da obra divide os capítulos da formação em tópicos que vão dês da formação ate o período de manutenção territorial.

No final, ele coloca que a colonização do Brasil foi feita através da maritimidade e litoraneidade. Pois os portugueses no começo só exploraram o litoral por ser mais fácil, o autor afirma que eles tinham medo do que tinha depois das serra então ficavam só no litoral.

          O autor coloca que não existe uma ocupação do arquipélago, pois a ocupação se atribui em ponto fixo e não no total, não importando com o econômico e demográfico do lugar.

No artigo ele também fala das formas de comércios da época que foi de da exploração do pau Brasil ate comércios de prata e especiarias e vendas de escravos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (167.8 Kb)   docx (64.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com