TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância do tempo geológico resumo

Por:   •  21/2/2017  •  Trabalho acadêmico  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  1.156 Visualizações

Página 1 de 4

CERVATO, Cinzia; FRODEMAN Robert. A importância do tempo geológico: desdobramentos culturais, educacionais e econômicos. The Geological Society of America, Special Paper, n. 486, p.19-27, 2012. Aceito para publicação pela GSA em 07/11/2011. doi: 10.1130/2012.2486(03).

Resumo

Apenas um pequeno número de ideias mudou o caminho da história. Dentre elas podemos citar a substituição da visão de mundo geocêntrica pela heliocêntrica de Copérnico e a descoberta do tempo geológico feita por Hutton e Werner. O espaço copernicano, bem como as ramificações do tempo huttoniano ecoam na cultura científica, econômica, política e religiosa. A teoria da evolução da Biologia seria impossível sem as dimensões do tempo geológico, tampouco podemos começar a entender adequadamente os desafios econômicos e ambientais sem a perspectiva do tempo profundo. Finalmente, o tempo geológico apresenta um desafio fundamental para muitos em termos de suas implicações relativas ao lugar da humanidade no esquema maior de todas as coisas.

Neste ensaio, procura-se despertar uma valorização do tempo geológico colocando-o dentro de um contexto social mais amplo, com um intuito de ajudar os professores a apresentar bem o significado cultural maior das dimensões do tempo geológico, por meio do currículo. A noção de tempo geológico é central para as Geociências e para o empreendimento científico em geral e o alcance de suas implicações não pode ser limitado à comunidade científica.

Ensinando o Tempo Geológico

Embora tempo geológico seja um conceito fundamental das Geociências, é no campo da Estratigrafia que ele se mostra mais central. E como o campo da estratigrafia se torna muito técnico é improvável que gere interesse nos não iniciados, sendo assim o desafio central é encontrar novas maneiras de transmitir um entendimento amplo e rico de tempo geológico para estudantes por meio do currículo.

Objetivos de Aprendizagem

Em face disto, professores de Geociências identificam uma série de ferramentas conceituais, estratégias e referências úteis para lidar com o desafio de ensinar tempo geológico.

Obstáculos e Concepções Incorretas

Identificamos três obstáculos principais para os estudantes compreenderem o sentido de tempo geológico. Em primeiro lugar, tempo profundo envolve escalas e eventos distantes da experiência humana cotidiana. Relacionado a isso está a raridade de eventos geológicos catastróficos que desafiem a capacidade imaginativa dos estudantes. Em segundo lugar, tempo profundo trata com números exponenciais e quocientes numéricos que são notórios desafios aos estudantes. O terceiro e último obstáculo na compreensão do tempo geológico é causado pela proeminência dos ensinamentos religiosos que fazem alguns estudantes resistentes ao conceito de uma Terra antiga.

Aumentando a Compreensão de Estudantes sobre Conceitos Temporais

Livros de texto normalmente utilizam analogias de 24 h ou de 1 ano para ajudar os estudantes a compreender o período de 4,5 bilhões de anos (4,5 Ga) de história da Terra. Dentro desta vasta extensão de tempo, os seres humanos ocupam apenas o montante mais insignificante, um pensamento assustador para os estudantes que acham mais manipulável tratar de uma jovem Terra de 6.000 anos

Aumento da Motivação de Estudantes em Relação ao Tempo Geológico

 O Objetivo aqui é em ajudar os estudantes s a compreender o tempo geológico se o ensino explorar mais questões de contexto, motivação e interesse. Devemos moldar nossas discussões de tempo geológico no âmbito do contexto e interesse humanos, oferecendo relatos divergentes de como as diferentes perspectivas temporais são relevantes para grupos diferentes de alunos. A importância ou o impacto mais amplo dos eventos ao longo do tempo geológico encontra-se assim entremeada no tecido da Educação em Geociências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (103.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com