TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DEMOGRÁFICA E SÓCIO ECONÔMICA DA MICRORREGIÃO SANTOS

Por:   •  21/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.553 Palavras (11 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

UNIDADE ACADÊMICA DE GEOGRAFIA

CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA

DISCENTES: AYANE RODRIGUES DA SILVA

MARIA BEATRIZ MOREIRA DANTAS

SUÊNIA KADIDJA FIGUEIREDO DO NASCIMENTO

ANÁLISE DEMOGRÁFICA E SÓCIOECONÔMICA DA MICRORREGIÃO SANTOS, SÃO PAULO-SP

CAJAZEIRAS-PB

2016

AYANE RODRIGUES DA SILVA

MARIA BEATRIZ MOREIRA DANTAS

SUÊNIA KADIDJA FIGUEIREDO DO NASCIMENTO

ANÁLISE DEMOGRÁFICA E SÓCIOECONÔMICA DA MICRORREGIÃO SANTOS, SÃO PAULO-SP

TRABALHO APRESENTADO À UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE COMO REQUISITO AVALIATIVO DA DISCIPLINA GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM GEOGRAFIA, MINISTRADA PELO PROFESSOR DR. SANTIAGO ANDRADE VASCONCELOS.

CAJAZEIRAS-PB

2016

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................................4
  2. CARACTERISTICAS POPULACIONAIS.....................................................5
  1. CARACTERÍSTICAS POPULACIONAIS (BRASI).............6
  2. Características populacionais (Mesorregião)...........................6
  3. Características populacionais (Microrregião)...........................7
  4. Características populacionais referente ao sexo.......................8
  5. PIRÂMIDES ETÁRIAS ...............................................................................9
  1.  CARACTERÍSTICAS SOCIOECONÔMICAS.

        


  1. INTRODUÇÃO

             País é um determinado território social, política e geograficamente delimitado, habitado por uma população com cultura comum. Geralmente, país é um termo usado como sinônimo de nação ou pátria. O Brasil nos tempos atuais é composto por vinte e seis estados e um distrito Federal, sendo que um estado e subdividido em mesorregiões, que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez e subdivididas em microrregiões.

[pic 2]

O Estado de São Paulo está fragmentado em quinze mesorregiões, as mesmas estão fraccionadas em sessenta e quatro microrregiões.

Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo de estudo a Microrregião de Santos no Estado de São Paulo, Brasil, com base nas analises realizadas através de fontes renomadas

Figura 1: Brasil, estado, mesorregião e microrregião.

Fonte: Google Imagens

como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por exemplo. A Microrregião que iremos abordar está localizada na região metropolitana de São Paulo. Ocupando a faixa litorânea do estado, essa área possui características geomorfológicas distintas como planícies litorâneas, planaltos e depressões. Seu clima varia entre tropical e tropical superúmido com chuvas bem distribuídas durante o ano, com temperaturas medias anuais são superiores a 20°C e a pluviosidade excede 2000 mm Pouco resta .atualmente da cobertura vegetal original, mas, ainda e possível observar características originais da floresta graças à alta pluviosidade, apresenta em algumas áreas mata densas, perene e muito rica.

A Microrregião de Santos é composta por seis municípios, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Praia Grade, Santos e São Vicente, com total de habitantes 1.471,013, ocupando uma extensão territorial de 1.354,374 km².          Sendo assim ocupando 0,55% da extensão territorial do Estado que é 248.221.1996.

[pic 3]

Figura 2: Microrregião de Santos Fonte: Google Mapas

Entre as cidades que compõem a microrregião de Santos, as que mais se destacam estão Cubatão, pelo seu parque industrial e Santo pelo seu complexo portuário.  

          Quanto ás características que iremos abordar sobre a microrregião de santos sempre comparando com dados Estaduais e Nacionais, falaremos sobre o Índice de desenvolvimento humano, taxas de analfabetismo, população urbana e rural, e outras características, sendo estes retiradas de fontes como o IBGE, Censo Demográfico 2010 e o SIDRA, o portal do Departamento de Informática do SUS (DATASUS), o Atlas de Desenvolvimento Humano do Brasil, além do site administrado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA):  Ipeadata. Além de que utilizaremos também de todo conhecimento adquirido em sala de aula durante a disciplina Geografia da População, da mesma maneira que recorremos a textos complementares com o intuito de melhorar ainda mais nossa área de estudo.

        Assim, queremos mostra através das analises e comparações os aspectos socioeconômicos, crescimento ou diminuição da população da determinada microrregião e explicar o porquê esse surto ou atraso aconteceu.

  1. CARACTERISTICAS POPULACIONAIS.

[pic 4]

Gráfico 1 - Fonte: IBGE

O estado de São Paulo é o estado mais populoso do Brasil, com 41.262,199 habitantes, esses são formados por povos das mais variadas origens nacionais e internacionais, com densidade demográfica de 166,2 hab./km². O Estado de São Paulo é dividido em mesorregiões e a que nossa microrregião está inserida é a metropolitana da Baixada Santista que tem um total de 21.154,988 habitantes e possui uma densidade demográfica de 742,79 hab./km² e por fim, observamos no gráfico 1 que a microrregião comparando com o Estado e a Mesorregião tem a menor população mas vamos descobrir que ela tem grande influência para o estado e também para o Brasil, não só em termos de economia, mas, também aspectos populacionais, migratórios e culturais. Com 14.710,13 habitantes, possui uma densidade demográfica de 686,43 hab./km².

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.5 Kb)   pdf (719.6 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com