TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DO PIB DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE

Por:   •  23/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  913 Palavras (4 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 4

ANÁLISE DO PIB DO MUNICÍPIO DE ALAGOA GRANDE

  1. Alagoa Grande

O município de Alagoa Grande está localizado na Microrregião Alagoa Grande e na Mesorregião do Agreste Paraibano. Sua Área é de 320,56 km², representando 0.568% do Estado, 0.0206% da Região e 0.0038% de todo o território Brasileiro (CPRM, 2005). Faz limites com os municípios Areia e Alagoinha ao norte, ao sul com Serra Redonda, Juarez Távora, ao leste com Mulungu e Gurinhém, a oeste com Alagoa Nova, Matinhas e Massaranduba.

De acordo com o ultimo senso realizado, o município de Alagoa Grande possui uma população de 28,479 habitantes, tendo 10.948 na zona rural e 17.531 na zona urbana, uma densidade demográfica de 88, 84 hab./ km² e o índice de desenvolvimento humano era de 0,582 (IBGE, 2010).

2.  Um Breve Histórica da Economia De Alagoa Grande

           Alagoa Grande foi uma cidade que cresceu muito no século XIX, através da monocultura baseada na cana-de-açúcar. Em seu centro ainda existem casarões que testemunham esse momento de grandeza da economia do município. Alguns desses casarões, que aparecem em frente à praça central e à igreja matriz, são cobertos por azulejos importados de Portugal. Nessa época, a cidade chegou a ser considerada a rainha do brejo, porém desde o último século, houve uma sucessão de fatos que levaram a sua estagnação econômica. Dentre estes fatos destacam-se a diminuição do valor do agave, tornando sua produção inviável, e o fechamento da usina Tanques em 1997. Esses fatos contribuíram para a queda da renda do município e tiveram como consequências a desativação da linha férrea que chegava até o município, e aumento do desemprego fazendo com que muitos habitantes migrassem para outras cidades e estados em busca de melhores condições de vida.

            

3. Análise da Economia Atual

Atualmente a economia do município de Alagoa Grande é proveniente da agricultura baseada em cana-de açúcar, fava, feijão, milho, mandioca, batata doce, coco, laranja e manga. Da pecuária através da criação de bovinos, caprinos, suínos e aves. A cidade apresenta um comercio diversificado onde observa-se a presença de supermercados, lojas de eletrodomésticos, material de construção, calçados, vestuário e produtos agrícolas, porém apresenta uma baixa presença de indústrias tendo como exemplo a cerâmica. Além da forte dependência do município no setor de serviços.

Ao analisar os dados do PIB do município de Alagoa Grande, expostos na tabela 1 e gráfico 1 abaixo, levando em consideração a agropecuária, indústria e serviços, percebe-se que o setor que se destacou na economia no ano de 2013 foi o dos serviços com 52.169 mil reais responsável por 64% do produto interno bruto, seguido pela agropecuária com 18.741 mil reais, 23% e, em último, a indústria com 10.933 reais responsável por 13%.

Tabela 1 – PIB do município de Alagoa Grande - 2013

PIB do Município de Alagoa Grande - 2013

Agropecuária                                               18.741 mil reais

Indústria                                                       10.933 mil reais

Serviços                                                       52.169 mil reais[pic 1]

Fonte: Adaptado de http://www.cidades.ibge.gov.br/. Acessado em 10 de setembro de 2016.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (136.8 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com