TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS COREIAS, E GEOPOLÍTICA

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

CAMPUS CUIABÁ

INSTITUTO DE GEOGRAFIA, HISTÓRIA E DOCUMENTAÇÃO

DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

CURSO DE GEOGRAFIA

DISCIPLINA: REGIÃO E REGIONALIZAÇÃO

DOCENTE: CARLO EUGÊNIO

DISCENTES: AMANDA ALVES, AMANDA SANTOS E JOANINHA CATARINA

ÁSIA- JAPÃO/COREIAS

Contexto Histórico de divisão das Coreias

A Coreia era um país único, que em 1910, acabou perdendo territórios para os japoneses. Com a derrota dos países do Eixo (Japão, Alemanha e Itália) na Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as tropas japonesas foram expulsas da Coreia, havendo a ocupação dos soviéticos e estadunidenses.

Com o início da Guerra Fria (conflitos entre Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), fez com que a Coreia fosse dividida em 1948, conforme diferentes opiniões geopolíticas. Ocorreu também essa divisão na Alemanha.

No paralelo 38°, foram criadas duas nações autônomas com ideologias geopolíticas contrárias: a República Popular Democrática da Coreia (Coreia do Norte), com sistema comunista; e a República da Coreia (Coreia do Sul), com o sistema capitalista. Devido as grandes diferenças políticas e econômica entre os dois países, acabou eclodindo uma guerra entre estes.

Em 25 de junho de 1950, tropas norte-coreanas invadem a República da Coreia, com objetivo de unificar o poder, tornando o sul deste país num sistema socialista de produção. Tropas estadunidenses auxiliaram a Coreia do Sul, enquanto a China apoiava militarmente a Coreia do Norte.

Em 27de julho de 1953, através da assinatura do Armistício de Panmunjom, a trégua foi estabelecida. Entretanto, as tensões entre os dois países continuam, principalmente por parte da Coreia do Norte. Esta já realizou testes com dois testes de mísseis só este ano.

Coreia do Norte:

Localizada no leste do continente asiático, a Coreia do Norte limita-se com a Coreia do Sul (ao sul), Rússia (a nordeste) e China (a oeste). Possui um dos regimes políticos mais fechados do mundo: O regime socialista. Em razão disso, possui poucos parceiros econômicos. O maior parceiro comercial da Coreia do Norte é a China. O pais passa por sérios problemas, devido ao seu regime fechado. Sua economia ainda é baseada no setor primário, e produção industrial de base. A produção de alimentos no país é insuficiente, fato que faz este recorrer a ONU para alimentar a sua população. Muitas pessoas morrem em decorrência da subnutrição no país.

Coreia do Sul:

        A república da Coreia está localizada no sudeste asiático. Sua capital, é Seul, que abriga 9.796.000. A população da Coreia do Sul possui 48.332.820 habitantes. Desde 1970, o país vem recebendo grandes investimentos principalmente no setor industrial. A Coreia do Norte, devastada após a Segunda Guerra mundial e a Guerra das Coreias, possuía um dos menores PIB’s do mundo. Hoje, este país encontra-se superado desta situação, sendo considerado atualmente um Tigre Asiático. Investiram muito em educação, atração de empresas multinacionais para o país. Hoje, possui uma das maiores economias do mundo e alto índice de desenvolvimento humano. Apostaram demasiadamente em empresas familiares, sendo algumas dessas empresas, muito famosas como a Hyundai e Samsung.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (112.9 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com