TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abordagem Sistêmica e Geografia

Por:   •  1/6/2015  •  Resenha  •  334 Palavras (2 Páginas)  •  621 Visualizações

Página 1 de 2

Abordagem Sistêmica e Geografia

 

A abordagem sistêmica trouxe à Ciência uma tendência para o entendimento mais globalizado em relação ao modelo cartesiano ou mecanicista. Portanto, para a Geografia, esta nova maneira de entender os fenômenos e objetos permitiu uma maior integração entre os elementos que a compõem, tais como a sociedade e a natureza. 

Abordagem sistêmica abrange a tese de como o homem tem influenciado muito no meio social e ambiental, ou seja, no espaço geográfico. É fato que sua transformação ocorre naturalmente, porém, devido a grande interferência do homem, ela se dá de forma muito mais agressiva ao meio ambiente. Para tanto é preciso entender a expectativa do homem em relação ao meio em que vive e o potencial do meio ambiente em atender essa expectativa. Em termos gerais, observa-se que as ações humanas se dão quase que exclusivamente visando o lucro.

Viu-se também o movimento Iluminista, que alerta para se ter uma visão diferenciada da ciência, ou seja, dar novas características à ciência. Sendo assim, o surgimento da abordagem sistêmica, que se apresenta complexa e sem potencial de explicar a realidade como um todo, uma vez que as partes são constituídas pelas formas topográficas e morfológicas. 

No entanto, as dificuldades metodológicas de aplicação da abordagem sistêmica têm gerado a necessidade de inclusão de outras formas de pensar. Desta maneira, inclui-se também a Teoria da Complexidade, que aplicada à Geografia por meio da abordagem sistêmica, pode auxiliar o desenvolvimento de seus estudos proporcionando uma visão da emergência de atributos gerados através da interligação das partes que compõe o “todo”, que para a Geografia é a organização do espaço.

A Geografia tem na abordagem sistêmica e na teoria da complexidade um método para aperfeiçoar, pois a partir delas busca explicar os processos naturais e humanos que dinamizam os geossistemas.

Assim, o sistema complexo pode ser definido como sendo composto por grande quantidade de componentes, capazes de trocar informações com seu entorno.

.

Referencias:

VICENTE, Luiz Eduardo. Abordagem Sist. e Geografia.

PEREZ FILHO, Arquimedes. Abordagem Sist. e Geografia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (92.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com