TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Abordagem dos conteúdos da astronomia no ensino de geografia física

Por:   •  30/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  885 Visualizações

Página 1 de 4

Abordagem dos conteúdos da astronomia no  ensino de geografia física `11ª Classe.

Introdução

Astronomia é a ciência que estuda toda a matéria e radiação existentes além da Terra. As pesquisas em Astronomia envolvem a análise física, química, evolutiva e dinâmica dos corpos celestes, bem como a formação e a evolução do universo.

A Terra é de interesse da Astronomia por diversas razões. As observações realizadas do solo estão sujeitas aos efeitos atmosféricos, e os fenómenos da alta atmosfera e magnetosferareflectem o estado do espaço interplanetário.

 A Geografia é disciplina capaz de formar pessoas para actuação cidadão e requer uma formação docente voltada para essa actuação. Essa convicção impulsionou uma investigação com o objectivo de identificar elementos de formação profissional capaz de formar cidadãos no âmbito da escola básica e secundário.

1.2.Problema da pesquisa

No inicio do meu estagio de geografia na escola Metodista Unida de Malhazine, durante assistências das aulas pude observar no ensino de geografia, umas abordagens equivocadas de fenómenos geográficos, espaços celeste, trazendo informação distorcida da realidade do aluno, ate saltou o conteúdo sobre esfera celeste, em que eu fui obrigado a voltar para traz afim de dar o conteúdo.

O estudo efectuado por SOMBREIRO (2005), na sua tese mostra que no ensino de geografia física, verifica - se mutas dificuldades em termos de abordagem dos conteúdos, e evidencia vários erros graves presente nos livros didácticos.

Actualmente, nota se ainda o fraco acesso de conhecimento cientifico sistematizado, o que leva com que o homem não tenha habito de observar e realizar o estudo do espaço celeste, por não se estabelecer  o ensino de conteúdos de astronomia  de forma inadequada  criando ausência da visão holista no estudo de espaço celeste no ensino de geografia.

Também a falta de coerência se reflecte no ensino de geografia, onde os professores saltam o conteúdo ligado a astronomia ou tratam de forma superficial sem contextualizar as discursos.

Estas algumas dentições sobre abordagens equivocadas erros foi elaborado duas questões que vão nortear a pesquisa a saber:

  • Que estratégias metodologias são pautados pelos professores da geografia física na abordagens de conteúdos astronómicos?
  • Que factores concorrem para uma abordagem distorcida dos conteúdos astronómicos assente no livro de geografia da 11ª classe?

1.3.Justificativa.

No livro e programa da Geografia da 11ª. Classe, inclui ou contem uma Unidade de Cosmografia que trata conteúdos astronómicos, e que muitos professores saltam ou dão de forma superficial, dão como trabalhos de pesquisa aos alunos e no entanto da como aula dada e não volta explicar.

Ate no ano passado quando questionava para colega roberto sobre um conteúdo de astronomia “ a lua e suas fases e eclipse lunares  e eles responderam que não estudaram, isto foi muito claro para explicar o as formas de abordagem   equivocadas dos conteúdos astronómicas.

Muitas pessoas  desconhecem a relação da astronomia com a geografia, ate muitos advoga ser assunto que diz respeito a matemática e física, exemplo do colega, Chemane,  e outros afirma que astronomia diz respeito as ciências exactas, e outros afirma existir relação de interdisciplinaridade.

Que por via disso encontramos nos livros didácticos, vários problemas, inclusive na sua abordagens, e falta de explicações para as curiosidade dos alunos na sala de aula, outros professores por exemplo onde que estou a e estagiar, o professor saltou o conteúdo, tudo isto pode ser por causa do desprezo da ciência astronómica no ensino de geografia, ate os que reconhece defende haver relação de interdisciplinaridade.

Portanto após a divulgação do trabalho pretendo que sirva de referencia para minizar o cenário actual, a os leitores compreende esta importância da astronomia no âmbito da leccionação das aulas da geografia da 11ª. Classe  elaboração dos livros didácticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (107.8 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com