TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura

Seminário: Agricultura. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Seminário  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Agricultura

A agricultura no estado de Pernambuco concentra sua maioria na região agreste. Caracteriza-se por uma economia diversificada, com plantações de feijão, milho, mandioca, algodão, entre outras. Está dividida em seis microrregiões: Vale do Ipanema, Vale do Ipojuca, Alto Capibaribe, Médio Capibaribe, Garanhuns e Brejo Pernambucano. Em geral essas regiões apresentam solos rasos, já com erosão e boa capacidade para o cultivo de cereais. A agricultura do estado também se baseia no cultivo da cana-de-açúcar, na Zona da Mata; e pela fruticultura irrigada, especialmente na região de Petrolina, onde se produz uva, melancia, manga e banana.

Escassez

A causa da escassez na agricultura pode ser originada por falta de água. Alterações climáticas na região nordeste é uma das maiores dificuldades enfrentadas na região. O pouco índice de chuva, faz com que a produção em determinadas regiões seja escasso, trazendo prejuízos na economia. O êxodo rural também tem grande influência na escassez do segmento. A falta de mão de obra e ambição do meio urbano na visão dos moradores rurais, fazem eles se mudarem procurando melhorias de vida. A escassez de água também implica com a degradação do solo, dificultando o plantio.

Recursos produtivos

A utilização de maquinas para facilitar e acelerar o processo de plantio e desplantio; o adubo apropriado para cada produção, modos de irrigação do solo, transporte das produtos.

Necessidades humanas

Agricultura atende a população como um todo de forma essencial. A alimentação é totalmente dependente dela. Quando algo sai do normal, como por exemplo a escassez de agua, os produtos sobem e automaticamente a sociedade sente no bolso. Alguém dependem dela para sobreviver, fazem do local agrícola seu meio de vida. O comercio agrícola é uma forte característica, o Brasil exporta muitos produtos agrícolas, fazendo a economia totalmente dependente dela.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com