TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agricultura Biológica

Artigos Científicos: Agricultura Biológica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/4/2014  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  828 Visualizações

Página 1 de 5

Disciplina:

• Ambiente e Desenvolvimento Rural

Trabalho realizado por:

• Marta Faria nº26015

• Teresa Teixeira nº27084 12º TAR

Indice

Conteúdo

Indice 2

Introdução 3

O que é Agricultura Biológica? 4

Vantagens e desvantagens da Agricultura Biológica 6

Vantagens: 6

Desvantagens: 7

Pac e os incentivos da agricultura? 9

Modos de produção Biológica 10

Evolução da Agricultura Biológica em Portugal 11

Conclusão 12

Bibliografia 13

Introdução

Este trabalho foi nos pedido a realizar na disciplina de Ambiente e Desenvolvimento Rural e tem como estudo a Agricultura Biológica.

Com este trabalho pretendemos conhecer melhor este tema e de alguma forma partilhar esse conhecimento.

O que é Agricultura Biológica?

A agricultura biológica é um modo de agricultura sustentável, o que significa que utiliza métodos não poluidores do ambiente, tanto quanto possível recursos renováveis. Visa manter a fertilidade do solo em longo prazo, preservando assim os recursos naturais solo, água e ar.

Os principais objectivos deste tipo de agricultura são: a produção de alimentos com elevada qualidade nutritiva e em suficiente quantidade, de forma sustentável, ambiental e social; preservar a biodiversidade e os ecossistemas naturais; manter a fertilidade do solo a longo prazo; promover os ciclos biológicos; conservação do solo e da água; correcta gestão dos recursos hídricos; utilização de recursos renováveis; minimizar todas as formas de poluição que resultem da actividade agrícola.

A agricultura biológica reduz a utilização de produtos químicos de síntese como adubos e pesticidas. Recorre a práticas como a rotação de culturas, leguminosas, aproveitamento dos resíduos orgânicos da actividade agrícola, luta biológica contra pragas, entre outros.

No caso da produção animal, os animais possuem áreas de pastagem, de modo a possuírem uma alimentação adequada, e privilegiam-se as práticas preventivas para estes se manterem em boa saúde.

Podemos definir ainda a agricultura biológica como um "sistema de produção holístico", ou seja, globalizante e baseado numa interacção dinâmica entre o solo, as plantas, os animais e o Homem, que formam deste modo uma cadeia em que cada elo afecta os outros.

Vantagens e desvantagens da Agricultura Biológica

A agricultura biológica não usa produtos de síntese química nas explorações, como os fertilizantes e pesticidas sintéticos, e dá especial importância à manutenção da fertilidade do solo. O movimento da Agricultura Biológica desenvolveu e recuperou uma alternativa à agricultura convencional, conseguindo promover a agricultura biológica;

Vantagens:

Ausência de restos de pesticidas, para uma alimentação mais saudável e natural;

É uma produção que utiliza os produtos naturais como uma ferramenta imprescindível no tratamento das explorações, aumentando deste modo a biodiversidade local;

A produção requer maior mão-de-obra que a produção convencional, pelo que no âmbito local os benefícios são evidentes;

Devido à utilização de fertilizantes orgânicos de baixa solubilidade, e empregues nas quantidades exactas, diminuiu a contaminação de águas subterrâneas e solos;

A não utilização de pesticidas contribui para uma melhor qualidade do ar;

Os produtos derivados de uma produção ecológica, segundo os defensores, são mais ricos a nível nutritivo que os produtos provenientes de explorações convencionais.

São mais benéficos para a saúde;

Provêm de um método de cultivo mais amigo do ambiente;

Na sua produção houve controle e certificação;

Contribui-se para uma sociedade mais justa e económica;

Desvantagens:

Em geral os alimentos ecológicos resultam de uma qualidade inferior no que diz respeito à sua aparência (brilho, tamanho, etc.), apesar do aspecto estes produtos contêm o valor nutritivo necessário para a nossa dieta quotidiana;

Em alguns casos a sua conservação tem uma durabilidade mais reduzida que os produtos convencionais;

São mais caros que os produtos normais;

Existem poucos locais de venda, é preciso andar km para encontrar uma loja;

É raro encontrar um restaurante que confeccione refeições apenas com estes produtos;

São poucos os locais de venda, sendo preciso percorrer muitos km para se encontrar uma loja;

É muito difícil encontrar um restaurante que confecione refeições em que sejam utilizados apenas estes produtos;

Pac e os incentivos da agricultura?

A Política Agrícola Comum (ou PAC) europeia foi criada em 1962, tendo como objetivos principais assegurar o abastecimento regular de géneros alimentícios, manter um equilíbrio entre a cidade e o campo, valorizar os recursos naturais e preservar o ambiente, e garantir aos agricultores um rendimento em conformidade com os seus desempenhos.

Os princípios básicos da PAC são: a criação de um único grande mercado, dentro do qual os produtos agrícolas possam circular livremente; a preferência pelos produtos agrícolas produzidos na União Europeia; e o financiamento comunitário da política agrícola comum.

Os objetivos da PAC foram concretizados mas geraram problemas: incentivaram a criação de excedentes (cereais, carne de bovino e leite, nomeadamente) e levaram a uma queda significativa dos rendimentos dos agricultores.

A situação tornou-se de tal modo preocupante que em 1992 foi lançada uma revisão da PAC (assinada em Lisboa quando Portugal detinha a presidência do Conselho Europeu). Objetivos da Política Agrícola Comum são também agora a redução dos excedentes e a regulação dos preços junto dos consumidores.

Modos de produção Biológica

A agricultura biológica é um modo de produção agrícola que procura utilizar práticas agrícolas que fomentem a manutenção e melhoria da fertilidade do solo, baseando-se no funcionamento e equilíbrio do ecossistema, permitindo uma gestão sustentável do ambiente e da paisagem.

Para alcançar isto, a agricultura biológica baseia-se numa série de objectivos e princípios, assim como em práticas comuns desenvolvidas para minimizar o impacto humano sobre o ambiente e assegurar que o sistema agrícola funciona da forma mais natural possível.

As práticas tipicamente usadas em agricultura biológica, entre outras, incluem:

• A rotação de culturas;

• Limites ao uso de pesticidas e fertilizantes sintéticos, de antibióticos, aditivos alimentares e auxiliares tecnológicos, e outro tipo de produtos;

• A proibição do uso de organismos geneticamente modificados;

• A escolha de espécies adaptadas às condições locais;

• A utilização de práticas de produção animal apropriadas a cada espécie.

Evolução da Agricultura Biológica em Portugal

Ao longo dos tempos que a agricultura biológica existiu, mas só a partir do inicio da década de 90 que houve um aumento de produção em Portugal. A partir de 2001 houve um aumento surpreendente da agricultura biológica no nosso pais.

A Agricultura Biológica tem tido um crescimento significativo. A região do Alentejo é a que regista um maior número de explorações agrícolas de produtos biológicos.

A cultura da oliveira e as pastagens são as práticas com maior representação a nível da produção biológica.

Desde 1996 o número de operadores certificados em agricultura biológica tem registado uma evolução positiva situando-se em cerca de 1600 em 2005.

Conclusão

Na realização deste trabalho conseguimos adquirir novos conhecimentos da grande importância de modo a perceber a importância que a Agricultura Biológica têm.

Achamos e esperamos que o objetivo do trabalho tenha sido alcançado.

Bibliografia

http://www.agrobio.pt/pt/o-que-e-a-agricultura-biologica.T136.php

http://agricultura-biologica.blogs.sapo.pt/tag/vantagens

http://ananeves.home.sapo.pt/agricultura.pdf

...

Baixar como  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »