TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Amazon

Tese: Amazon. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/2/2014  •  Tese  •  989 Palavras (4 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Situada na região norte da América do Sul, a floresta amazônica possui uma extensão de aproximadamente 7 milhões de quilômetros quadrados, dos quais cinco milhões e meio são cobertos pela floresta tropical. Pertence a territórios de nove nações, Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru,Bolívia, Equador, Suriname, Guiana e Guiana Francesa. Porém, a maior parte da floresta (cerca de 60%) está presente em território brasileiro (estados do Amazonas, Amapa, Rondônia, Acre, Pará e Roraima). Em função de sua biodiversidade e importância, foi apelidada de o "pulmão do mundo".

Clima

O clima na floresta Amazônica é equatorial, quente e úmido, devido à proximidade à Linha do Equador (contínua à Mata Atlântica), com a temperatura variando pouco durante o ano. As chuvas são abundantes, com as médias de precipitação anuais variando de 1500mm a 1700mm, podendo ultrapassar 3000mm na foz do rio Amazonas e no litoral do Amapá. O período chuvoso dura seis meses.

Solo

O solo amazônico é bastante pobre, contendo apenas uma fina camada de nutrientes. Contudo, a flora e fauna mantêm-se em virtude do estado de equilíbrio (clímax) atingido pelo ecossistema. O aproveitamento de recursos é ótimo, havendo o mínimo de perdas. Um claro exemplo está na distribuição acentuada de micorrizas pelo solo, que garantem às raízes uma absorção rápida dos nutrientes que escorrem da floresta com as chuvas. Também, forma-se no solo uma camada de decomposição de folhas, galhos e animais mortos, rapidamente convertidos em nutrientes e aproveitados antes da decomposição.

FLORA

A flora amazônica é abençoada pela Natureza. Em meio à floresta há inúmeras espécies comestíveis, oleaginosas, medicinais e corantes. Das 100 mil espécies vegetais presentes na América Latina, cerca de 30 mil estão na Amazônia. A planta mais famosa é a vitória-régia, a flor símbolo da Amazônia. Conhecida como a "rainha dos lagos", a vitória régia (Vitoria regia lindl) abre suas folhas nas águas rasas e sem correnteza, formando uma bandeja redonda verde.

Os diferentes graus de umidade durante o período de cheia dos rios, de qualidade do solo, nos ventos e nas chuvas propiciaram formações vegetais bem distintas. A soma delas é que forma uma região única no planeta e dá vida à grande biodiversidade amazônica.

A vegetação pode ser dividida em três tipos:

- Florestas de terra firme

Ocupam terras não inundáveis. Possuem de 140 a 280 espécies por hectare, entre elas as grandes árvores de madeira de lei da Amazônia. Em alguns locais as copas das árvores são tão grandes que impedem a passagem de até 95% da luz do sol. Os principais representantes desse tipo de vegetação são o cedro, mogno, Angelim-pedra, as castanheiras-do-pará, seringueira, o guaraná e o timbó, árvore utilizada pelos índios para envenenar os peixes.

- Floresta de igapó

Ocupam os terrenos mais baixos, próximos aos rios, e estão permanentemente alagadas. Durante o período de cheia, as águas chegam a alcançar as copas das árvores, formando os "igapós". Quando esse fenômeno se dá nos pequenos rios e afluentes, são denominados "igarapés". A maioria das árvores tem entre 2m e 3m, mas algumas chegam a atingir até 20m de altura. A espécie mais famosa desse tipo de floresta é a vitória-régia.

- Floresta de várzea

Localizam-se entre a terra firme e os igapós. Apresentam cerca de 100 espécies vegetais por hectare. São três as categorias: várzea baixa e intermediária (com predomínio de palmeiras e algumas espécies cujas raízes auxiliam na fixação de oxigênio) e várzea alta (com solo menos atingido pelas águas das marés e maior biomassa graças a espécies arbóreas, como a andiroba). É formada por árvores de grande porte como a seOs diferentes graus de umidade durante o período de cheia dos rios, de qualidade do solo, nos ventos e nas chuvas propiciaram formações vegetais bem distintas. A soma delas é que forma uma região única no planeta e dá vida à grande biodiversidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com