TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Natural De Zona Temperada

Casos: Ambiente Natural De Zona Temperada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/5/2014  •  335 Palavras (2 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 2

Ambiente natural de zona temperada

A individualidade natural da Região Sul decorre das características subtropicais do ambiente geográfico.

A cobertura vegetal é influenciada pelo clima, as pastagens naturais e os solos tem aspectos distintos do que verificamos na zona tropical.

A ocupação humana está também condicionada às condições climáticas (zona temperada - fluxos migratórios estrangeiros).

A vegetação do sul pode ser caracterizada por três tipos bem distintos:

1- Floresta de araucária (mata dos pinheiros) que domina as superfícies altas

2- Floresta sub-tropical, recobre as partes baixas de clima mais quente

3 -Campos limpos, caracterizam-se pela cobertura mais ou menos uniforme deherbáceas, tornando-se excelentes pastagens naturais (pampa gaúcho).

O relevo dominante é o Planalto Meridional. Os terrenos que o constituem são formados de rochas sedimentares e de rochas vulcânicas. As duas escarpas mais importantes são a Serra Geral e a Serra da Mar.

A parte meridional do Rio Grande do Sul é distinta do Planalto Meridional apresentando superfícies com menos de 200 metros de formas suaves denominadas "caxilhas" (pampa).

No sul, o relevo desce em degraus á medida que caminhamos para o Oeste. Por isso, os grandes rios correm de áreas próximas do mar para o interior, desaguando no Rio Paraná, o principal rio do sul do Brasil. (problema: navegação - vantagem: hidrelétricas)

A ocupação humana e a contribuição da imigração européia.

A Região Sul concentra 1/6 da população brasileira. Dentre as cinco macro-regiões é a única colonizada e povoada fora da mentalidade mercantil do Brasil Colônia (estruturada numa economia livre, sem restrições metropolitanas - política mercantilista).

A ocupação do sul recebeu uma parcela enorme de colaboração imigratória européia, em virtude das semelhanças climáticas e em época bem posterior ao núcleo povoador do norte, nordeste e sudeste.

O conjunto étnico da região forma-se distintamente: o gaúcho, de origem luso-brasileira, é a figura típica das áreas de pastoreio. O colono, o agricultor típico das áreas florestais. A imigração ítalo-alemã, em Santa Catarina e Rio Grande do Sul, responsável pelo povoamento agrícola em compactas áreas de colonização homogênea. O Planalto do Paraná caracteriza-se pela pluralidade nacional: poloneses, ucranianos, russos, franceses, holandeses, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com