TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ambiente natural

Resenha: O ambiente natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Resenha  •  610 Palavras (3 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 3

Trabalho

De

Geografia

Novembro/2012

• Meio Natural

Quando tudo era meio natural, o homem escolhia da natureza aquelas suas partes ou aspectos considerados fundamentais ao exercício da vida, valorizando, diferentemente, segundo os lugares e as culturas, essas condições naturais que constituíam a base material da existência do grupo. Esse meio natural generalizado era utilizado pelo homem sem grandes transformações. As técnicas e o trabalho se casavam com as dádivas da natureza, com a qual se relacionavam sem outra mediação. O que alguns consideram como período pré-técnico exclui uma definição restritiva. As transformações impostas às coisas naturais já eram técnicas, entre as quais a domesticação de plantas e animais aparece como um momento marcante: o homem mudando a Natureza, impondo-lhe leis. A isso também se chama técnica. Nesse período, os sistemas técnicos não tinham existência autônoma. Sua simbiose com a natureza resultante era total (G. Berger, 1964, p. 231; P. George, 1974, pp. 24 e 26) e podemos dizer, talvez, que a possibilidade da criação mergulhava no determinismo do funcionamento. As motivações de uso eram, sobretudo, locais, ainda que o papel do intercâmbio nas determinações sociais pudesse ser crescente. Assim, a sociedade local era, ao mesmo tempo, criadora das técnicas utilizadas, comandante dos tempos sociais e dos limites de sua utilização. A harmonia sócia espacial assim estabelecida era desse modo, respeitosa da natureza herdada, no processo de criação de uma nova natureza. Produzindo-a, a sociedade territorial produzia, também, uma série de comportamentos, cuja razão é a preservação e a continuidade do meio de vida. Exemplo disso são, entre outros, a rotação de terras, a agricultura itinerante, que constituem, ao mesmo tempo, regras sociais e regras territoriais, tendentes a conciliar o uso e a "conservação" da natureza: para que ela possa ser, outra vez, utilizada. Esses sistemas técnicos sem objetos técnicos não eram, pois, agressivos, pelo fato de serem indissolúveis em relação à Natureza que, em sua operação, ajudavam a reconstituir.

• Meio Técnico

Foi uma denominação dada pelo geógrafo Milton Santos, a atual configuração do espacial do mundo no contexto da Revolução Técnico-científica-informacional.

No contexto da Terceira Revolução Industrial, com o aumento da capacidade de produção nas empresas, das redes de infra-estrutura (energia e telecomunicações, em particular), da existência de sistemas informatizados nas mais variadas atividades econômicas. Nesse contexto e espaço geográfico passa a apresentar uma grande quantidade de técnica, ciência e informação, isto é visível no nosso dia-a-dia, com a proliferação de caixas eletrônicos, celulares, notebooks, palmtops, fibra óptica, câmeras digitais, câmeras e vigilância, leitores de códigos de barras, sensores, satélites, sistemas de produção robotizados, tudo isso é o meio tècnico-científico-informacional, uma característica marcante nos países

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com