TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Respostas às questões: O meio ambiente natural

Ensaio: Respostas às questões: O meio ambiente natural. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2013  •  Ensaio  •  491 Palavras (2 Páginas)  •  644 Visualizações

Página 1 de 2

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES

1) O meio ambiente natural é o ambiente sem transformações, a natureza, composta pelas árvores, rios, ar, animais, etc. Já o meio ambiente cultural refere-se ao patrimônio cultural de um povo, sua identidade, seus monumentos históricos e tudo que tenha relação com a cultura de um povo. O ambiente de trabalho faz referência ao nosso local de trabalho, constituído de regras, responsabilidades, relações profissionais e características físicas, que dão suporte na obtenção dos resultados laborativos aos quais eles se destinam. Por fim, o meio ambiente urbano, que é o contrário do natural, pois sofreu a ação do homem, tendo seus aspectos e características modificadas. É um meio ambiente construído, como por exemplo, as cidades, onde muitas árvores e lagoas dão lugar a casas, ruas e prédios.

2) Segundo a lei 6.938/81 do artigo 4º, a Política Nacional do Meio Ambiente visa o equilíbrio do desenvolvimento econômico e social e proteção a natureza. A lei estabelece áreas de preservação ambiental em todo o território nacional, regras quanto ao uso dos recursos naturais, a prática da pesquisa, e o uso da tecnologia em favor da sustentabilidade ambiental. Objetiva também, através da informação, despertar a consciência social para a necessidade de preservação ambiental, restaurando e mantendo os recursos fundamentais à sobrevivência. Outra preocupação, é com a punição quanto ao mal uso dos recursos naturais por parte de poluidores, pessoas que exploram o meio ambiente natural e seus recursos com fins econômicos e lucrativos.

3) Segundo legislação brasileira considera-se impacto ambiental "qualquer alteração das propriedades físicas, químicas e biológicas do meio ambiente causada por qualquer forma de matéria ou energia resultante das atividades humanas que direta ou indiretamente, afetam: I - a saúde, a segurança e o bem estar da população; II - as atividades sociais e econômicas; III - a biota; IV - as condições estéticas e sanitárias do meio ambiente; e V - a qualidade dos recursos ambientais" (Resolução CONAMA 001, de 23.01.1986). A construção de cidades, estradas, aumento da frota de veículos, e produção industrial, tem intensificado a exploração dos recursos naturais. Isso tem gerado diversos impactos, caracterizados por mudanças no clima, no volume de chuva e diminuição da biodiversidade.

4) Segundo o Ministério do meio ambiente “O licenciamento ambiental é o procedimento administrativo pelo qual o órgão ambiental autoriza a localização, instalação, ampliação e operação de empreendimentos e atividades utilizadoras de recursos ambientais, consideradas efetiva ou potencialmente poluidoras ou daquelas que, sob qualquer forma, possam causar degradação ambiental”. Tal procedimento pode partir de órgão federal, estadual ou municipal, que tenha competência e responsabilidade ambiental. Foi estabelecido pela Lei Federal nº 6938, o de 31/08/81, conhecida como Lei da Política nacional do meio Ambiente. O objetivo do licenciamento é a proteção ao meio ambiente, por isso é um processo que faz algumas exigências quando na fiscalização e liberação de qualquer atividade que venha trazer riscos ao mesmo.

5. a)(V)

b)(V)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com