TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Angola

Trabalho Escolar: Angola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  2.338 Visualizações

Página 1 de 4

ANGOLA

DADOS PRINCIPAIS:

Área: 1.246.700 km² Capital: Luanda População: 18,4 milhões (estimativa 2009) Moeda: kuanza Nome Oficial: República de Angola Nacionalidade: angolana Governo: República Presidencialista Presidente: José Eduardo dos Santos Brasão de armas de Angola GEOGRAFIA:

Localização: sudoeste do continente africano Cidades Principais: Luanda, Huambo, Benguela, Lubango e Lobito. Clima: tropical (maior parte do território) e árido tropical (regial oeste).

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:

Composição da População: grupos étnicos autóctontes (99%), Idioma: português (oficial) Religião: cristianismo (94,3%), crenças tradicionais (4,7%), sem religião e ateísmo (1%). IDH: 0,403 (Pnud 2010) - baixo Mortalidade infantil: 132 por mil nascidos vivos. Índice de alfabetização: 68% ECONOMIA:

PIB (Produto Interno Bruto): US$ 85,31 bilhões (estimativa 2010) PIB per capita: US$ 8.200 (estimativa 2010) Força de trabalho: 8 milhões (2010)

CULTURA

Angola é um país pluriétnico e multicultural ("uma Nação de várias nações", como a definiu o poeta Agostinho Neto, primeiro presidente da República independente), cuja identidade se foi forjando ao longo de séculos de uma história conflituosa, feita de trocas socioeconómicas, biológicas, culturais e linguísticas entre intervenientes de muitas origens, alguns deles provindos de fora do continente. Tudo isto conformou uma sociedade “sui generis”, mesmo no contexto dos outros países africanos colonizados por Portugal, em que coexistem povos de diferentes características e em diferente nível de desenvolvimento, mais abertos uns, sobretudo os de cultura urbana, a todas as inovações e influências vindas do exterior (aí incluída a língua portuguesa) e outros, mais confinados ao mundo rural, conservando praticamente intactas as suas tradições e formas de vida, com línguas próprias (ainda que de comum raiz bantu) e com comportamentos e práticas sociais perfeitamente diferenciáveis no quadro nacional. É assim inevitável que as manifestações expressivas de uns e de outros se situem muitas vezes em extremos quase opostos, errando apenas quem pretenda estabelecer entre elas hierarquizações ou quaisquer outras escalas valorativas, em vez de reconhecer que nessa diversidade está a verdadeira riqueza cultural do país.

Angola é sem dúvida um país abençoado pela natureza. É difícil saber qual a sua maior riqueza, entre o seu povo – com toda a sua riqueza cultural, as suas belezas ou riquezas naturais. Um povo amigável e hospitaleiro, uma variedade incrível de paisagens e uma cultura dinâmica e cativante fazem de Angola um país que vale a pena explorar. "Aos nossos rios, nossos lagos, Às nossas montanhas, às florestas Havemos de voltar" * Em termos de turismo pode-se afirmar que Angola é um diamante em bruto, com um potencial enorme ainda por explorar. Senão vejamos: quantos países se podem orgulhar de reunir no seu território uma variedade tão grande de paisagens, climas… Praias lindíssimas, montes, florestas tropicais, o deserto do Namibe… Junte a tudo isto uma fauna e flora incrivelmente rica e terá um dos destinos turísticos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com