TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise da coleção Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 2]

Polo:

Curso: Licenciatura em Geografia

TIPO DE AVALIAÇÃO:

Componente Curricular:

Geografia Econômica

( X ) Avaliação Presencial

(   ) 2ª Chamada

(   ) Exame Final

 (  ) Aula Presencial

 (   ) Webconferência

Professor(a) Formador(a):

Pricila Miranda

DATA:

14/04/2018

Tutor(a) a Distância:

Pricila Miranda

Tutor(a) Presencial:

Elivane Albuquerque

Nome do(a) Estudante:

 Anderson Willian de Oliveira Silva

 Girleide Camelo de Lima

 Huido Luiz Braga de Souza

Nota:

AVALIAÇÃO PRESENCIAL

[pic 3]

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO

PRÓ-REITORIA DE ENSINO

DIRETORIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

[pic 4]

Estrutura da Atividade Presencial

Avaliação do Livro Didático

1 - Apresentação e objetivo do trabalho  

2 - Referência do livro didático adotado:

Colocar a referência do livro e justificar a escolha do livro didático.

3 - Análise do tema no livro didático  

- Como está estruturado e abordado o tema no livro didático

- Mostrar se o conteúdo evidencia ou não a Região Nordeste

- Verificar se há coerência nos textos, exercícios, sugestão de filmes, ilustrações;

- Verificar se há estímulo aos processos cognitivos básicos que contribuem para a observação, memorização, comparação, compreensão, interpretação, análise, crítica do conteúdo;

- As atividades possibilitam a articulação do conteúdo adequadamente;

- As ilustrações (fotos, imagens, desenhos, mapas) estão de acordo com as finalidades que o conteúdo: contém legenda, escala, orientação e se estão de acordo com as convenções cartográficas.

4 - Conclusão

- Fazer uma análise geral emitindo a sua opinião acerca do livro didático escolhido.

- Relatar e justificar se adotaria esse livro como recurso didático em sala de aula, podendo, inclusive, sugerir aspectos a serem incorporados no conteúdo analisado.

Apresentação e objetivo do trabalho

Quase todas as atividades realizadas pelo homem têm caráter econômico, isto é, envolvem de alguma maneira a produção, a circulação e o consumo de bens e materiais. Por meio das atividades econômicas, o espaço é criado e transformado, conforme os recursos e as técnicas que os homens empregam para realiza-las. As diversas atividades econômicas podem ser agrupadas em três setores: Primário- composto por todas as atividades ligadas diretamente a terra (a natureza), basicamente a agricultura, a pecuária e o extrativismo; Secundário- formado pelos diversos tipos de indústria; Terciário- constituído pelo comercio e, sobretudo pelos serviços.

Dentro deste contexto, o objetivo do trabalho é fazer uma análise sistêmica dos setores da economia e facilitar o processo de ensino-aprendizagem. A Geografia Econômica é o estudo da diversidade de condições econômicas sobre a Terra. A economia de uma área geográfica pode ser influenciada pelo clima, pela geologia, e também pelos fatores político-sociais, ou seja, a geografia econômica se orienta em descobrir como vivem as pessoas, as relações que estabelecem com a distribuição espacial dos recursos, a produção e o consumo, tanto dos bens como dos serviços.

Desse modo, portanto, este estudo e análise do livro tem o intuito de refletir que a divisão dos setores da economia é feita de acordo com os produtos produzidos, modos de produção e recursos utilizados, podendo mostrar o grau de desenvolvimento econômico de um país ou região, além de uma maior compreensão a respeito de todo o processo que ocorre desde a exploração dos recursos naturais, a industrialização e o uso dos produtos pela população.

Assim, o foco principal do trabalho é buscar uma coleção de livro didático que facilite ao professor promover uma aula sobre geografia econômica que seja proveitosa, longe de toda e qualquer monotonia.

Referência do livro didático adotado e justificativa de escolha

Para que realizássemos a escolha do material de maneira mais sucinta fizemos uma pesquisa com duas professoras do ensino médio da EREM São José em Frei Miguelinho. Aline Alves – graduada em Ciências Sociais com especialidade na área, e Conceição Guerra – graduada em química. A intenção da pesquisa foi descobrir quais os principais pontos que elas analisavam em um material ao escolher o livro didático, visto que ambas apresentam experiências nessas escolhas. Elas deixaram claro que o maior desafio nos dias de hoje é romper com o saber conteudista e fragmentado. Assim, um bom material é muito importante e faz toda a diferença para que ocorra sucesso no processo de ensino.

Feito isso, partimos para análise de 6 coleções de livros didáticos disponibilizado pela professora Aline Alves. Avaliamos as coleções uma por uma, levando em consideração o recurso disponibilizado no AVA para realização deste trabalho, juntamente com o resultado da pesquisa realizada com as professoras Aline e Conceição.

Depois de analisar os principais conteúdos, conceitos, sugestões de atividades complementares, subsídios para a aprendizagem do aluno, escolhemos a coleção:

Conexões: Estudos de Geografia Geral e do Brasil”. Dos autores: Lygia Terra, licenciada em geografia pela Faculdade de Educação da Universidade de SP; Regina Araújo e Raul Borges Guimarães, doutores em Ciências pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas de SP.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (93.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com