TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise de Mapas (Renda, Educação e IDH)

Por:   •  5/11/2019  •  Ensaio  •  478 Palavras (2 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 2

Análise do mapa Índice de Renda – SP

As cidades que apresentam os melhores Índices de Renda do Estado de São Paulo, estão localizadas nas Mesorregiões Metropolitana de São Paulo, de Campinas, e Macro Metropolitana de São Paulo. Já as Mesorregiões cujos municípios apresentam as mais baixas rendas são de Itapetininga, do Litoral Sul, e as cidades do extremo leste paulista no Vale do Paraíba.

Coincidentemente, as mesorregiões e cidades com melhores indicadores de renda são as mais industrializadas e com maiores populações, já que tanto a indústria e serviços, como cidade com maiores populações, atraem maiores investimentos e necessitam de mão de obra mais qualificada, logo, maiores salários.

Ao analisar os dados na legenda, observa- que as cinco primeiras classes não ultrapassam 0,54, evidenciando que a renda do estado de São Paulo é baixa, já que para a construção desse mapa foi utilizada apenas a renda média.

Índice de Educação – SP

O índice máximo para educação no Estado de São Paulo é de 0,7, e foi obtido por apenas 6 municípios, os demais ficaram com 0,6 e 0,5; as cidades com 0,4 se concentram nas mesorregiões de São José do Rio Preto e de Presidente Prudente; dois municípios com 0,3; e um com 0,2 na Mesorregião de Araçatuba.

As Mesorregiões do Litoral Sul, Itapetininga, Macro Metropolitana de São Paulo, Metropolitana de São Paulo, e o eixo da BR-116, Rodovia Presidente Dutra, no Vale do Paraíba são compostas predominantemente por municípios com índice de 0,6. Já as mesorregiões no centro, norte e oeste do estado apresentam índices menores.

Vale a pena ressaltar que os dados nacionais apontam São Paulo como o estado com os melhores indicadores de educação, mas se nenhuma cidade alcançou ultrapassou 0,7, é sinal de que a educação do Brasil é deficitária como um todo, com grande quantidade de analfabetos e crianças fora da escola.

Assim como no mapa de renda, Os melhores indicadores estão nos locais de maior população e industrialização, e também riqueza, com exceção das Mesorregiões do Litoral Sul e de Itapetininga, que são as regiões mais podres do estado.

IDH

Comparado ao índice da ONU, o Estado de São Paulo se enquadraria com um IDH , já que a grande maioria dos municípios apresenta índice de 0,5, principalmente as regiões centrais do estado. Diversas cidades do extremo Leste, Vale do Ribeira e do extremo Oeste apresentam índices menores.

Como já era de se esperar, as cidades com os melhores índices são as grandes cidades do estado, as que dão nome e que são referencias em suas mesorregiões, como Marília, Bauru, Piracicaba, Campinas, Presidente Prudente, São José dos Campos, Sorocaba, Santos , e a capital, São Paulo.

O Mapa do IDH, que é a junção dos demais índices, se apresenta de forma diferente dos demais, nele, os maiores indicadores ressaltam as melhores condições de saneamento, educação, renda e saúde, que coincidem com as principais cidades do estado, com grande industrialização e população.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com