TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Relatório de pesquisa: Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/4/2014  •  Relatório de pesquisa  •  2.940 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

Monografías

Novos

Publique

Ajuda

Pesquisa avançada

Descargar Imprimir

Página anterior Voltar ao início do trabalho Página seguinte

Segundo um novo estudo de mudanças climáticas, o derretimento de geleiras fará o nível dos oceanos subir em 7 metros, ameaçando submergir cidades localizadas no nível do mar. Um novo mapa do mundo no futuro pode ser traçado prevendo-se a elevação do nível dos oceanos, como mostrado na figura 2 a seguir.

Figura 2: Futuro mapa do mundo [03]

Figura 3: Gráfico das temperaturas globais médias ao longo dos anos [04]

Figura 4: Concentrações médias de CO2 atmosférico ao longo dos anos [04]

Trabalhando as figuras 3 e 4, obtém-se que a elevação de temperatura no século XX foi de 0,8 °C. Desde o século XVI até mais ou menos 1950, a concentração de gás carbônico na atmosfera crescia com taxa constante de 0,18 ppm/ano. Evidencia-se o acentuado crescimento das temperaturas médias globais a partir de 1980, quando a concentração de gás carbônico na atmosfera era de mais de 300 ppm e, desde então, ela cresce exponencialmente.

No desenvolvimento deste trabalho, serão apresentados os ciclos biogeoquímicos naturais do carbono e do oxigênio, fatos que apontam para a necessidade de uma inteligência criadora. Em seguida, os desequilíbrios resultantes de ações nocivas à natureza. Procura-se, com isso, despertar o leitor para a gravidade e urgência deste problema que vem se agravando a cada dia. Atualmente, muitos trabalhos estão sendo desenvolvidos sobre este tema, como o novo trabalho de de Al Gore, Inconvinient Truth. [05]

2. Desenvolvimento

2.1. Ciclo do carbono e do oxigênio na natureza

Na criação do mundo material que conhecemos, um engenhoso mecanismo foi concebido para que os organismos vivos aeróbicos obtivessem energia para suas atividades fundamentais através da oxidação dos alimentos pelo oxigênio do ar atmosférico. A oxidação da glicose é mostrada pela equação 1 a seguir.

Equação 1: C6H12O6 + 6 O2 = 6 CO2  (*) + 6 H2O

Esse processo libera gás carbônico para o ar que é captado pelos organismos fotossintetizantes que o transformam novamente em oxigênio, O2, ao produzir seu próprio alimento, conforme descrito pela equação 2 a seguir.

Clorofila

Equação 2: 6 CO2 + 6 H2O = C6H12O6 + 6 O2  (*)

(*) As setas  indicam, em todas as equações deste trabalho, produtos gasosos liberados pela reação

Estas duas reações combinadas são a base da sustentação da vida em nosso planeta. Perceba que uma anula a outra quando somadas. A figura 5 a seguir é um esquema que representa o ciclo do carbono.

Figura 5: Esquema representativo do ciclo do carbono [05]

Os ciclos biogeoquímicos são os processos naturais de interação de diversos elementos que circulam entre o meio e os organismos, como o exemplo do carbono mostrado. Os elementos minerais percorrem esses ciclos unindo o que existe de vivo e não-vivo. [05]

2.2. Ações antropogênicas: Intensificação do efeito estufa

A interação entre os ciclos depende da harmonia ou cooperação harmoniosas existente entre os diversos participantes dos sistemas naturais. Os organismos fotossintetizantes (convertendo o gás carbônico em oxigênio), produzem o alimento de que necessitam para sobreviver (seres autótrofos) e o gás carbônico (seja ele originado pela respiração, queima de combustíveis ou outra forma qualquer) volta para a atmosfera. Porém, com o passar dos tempos e o desenvolvimento de novas tecnologias, as ações do homem liberavam mais e mais gases na atmosfera, notadamente o gás carbônico, produto que é resultante da queima de combustíveis fósseis. Esses hidrocarbonetos queimam com o oxigênio em uma reação exotérmica, isto é, que libera energia para o sistema circundante, segundo a equação 3 mostrada abaixo para o propano.

Equação 3: C3H8 + 5 O2 = 3 CO2  + 4 H2O

As reações exotérmicas podem ser esquematizadas: A + B = C + D + energia. A combustão de hidrocarbonetos para a obtenção de energia é muito utilizada pelo homem, principalmente no setor de transporte, que tem na combustão dos (hidrocarbonetos) derivados do petróleo sua base energética.

Quando a revolução industrial começou, a concentração de gás carbônico na atmosfera era de aproximadamente 270 ppm. Em 2004, por sua vez, os registrou apontaram para 337 ppm, um aumento de mais de 80 % que representa um nível maior do que qualquer outro desde 740.000 anos. [04]

Os próximos itens, 2.3. e 2.4., analisam algumas conseqüências do aquecimento global que são graves e muito preocupantes: a diminuição da taxa fotossintética e a elevação dos níveis dos oceanos, assim como sua acidificação.

2.3. Efeito do aquecimento global nas taxas de fotossíntese

Além da temperatura, os principais fatores do ambiente que afetam a fotossíntese são luz e quantidade de gás carbônico. Não se entrará aqui na discussão sobre outros fatores como disponibilidade de água e de nutrientes, que também são importantes por seus efeitos indiretos sobre o processo.

A cinética de reações químicas é influenciada pela temperatura de forma bastante significativa. Fato este que fica evidenciado, por exemplo, pela contagem do tempo de dissolução de comprimidos efervescentes em amostras de água em diferentes temperaturas.

De forma geral, pode-se dizer que aumentando a temperatura, aumenta-se também a velocidade de reação. Existe, porém, um determinado limite além do qual ocorre a desnaturação das enzimas catalisadoras dos processos bioquímicos. Na fotossíntese, a influência da temperatura se deve fundamentalmente à alteração da fluidez da membrana, que afeta a conformação das proteínas que formam a membrana, resultando na diminuição da velocidade da reação. Isto significa que a velocidade com que parte do gás

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com