TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Monografias: Aquecimento Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2015  •  3.185 Palavras (13 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem geral sobre energia eólica e suas características no Brasil e no mundo. O mercado de energia eólica mundial vem apresentando forte impacto no aumento de capacidade instalada. A despeito dessa vertente, o Brasil, conhecido pelo grande volume de ventos, caminha de maneira discreta, porém numa ascendente, em direção à consolidação da energia eólica na matriz energética nacional.

Sumário

ENERGIA EÓLICA 6

Definição Energia eólica é aquela geradas pelo vento, pelas massas de ar em movimento, a partir de grandes turbinas em forma de cata-vento, colocadas em locais que propiciem a captação! 6

ORIGEM DA ENERGIA EÓLICA 7

APLICAÇÕES DA ENERGIA EÓLICA 9

1- Navegação. 9

2-Moinhos de Vento 9

3- Geração de energia elétrica: 10

COMPONENTES DE UM SISTEMA EÓLICO 11

COMO FUNCIONA O SISTEMA EÓLICO 13

GERAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA FAZ BRASIL DOBRAR A REDUÇÃO DE EMISSÃO DE CO2 14

Impacto internacional 16

Subsídios 16

VANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA 17

Fonte inesgotável 17

Meio ambiente 17

Alto potencial 17

Compatibilidade 17

Prazo de instalação 17

DESVANTAGENS DA ENERGIA EÓLICA 18

Sistema secundário 18

Custo de instalação 18

Os impactos sonoros 18

Os impactos visuais 18

Interferências eletromagnéticas 18

Interferência na rota de migração de pássaros: 18

Conclusão 19

Referências bibliográficas 20

INTRODUÇÃO

Uma das primeiras formas de energia conhecida, o vento já era empregado para mover barcos à vela de pano em 3.500 a.c

A expansão de fontes alternativas está entre os principais desafios energéticos do mundo contemporâneo, para superar a dependência em relação aos combustíveis fósseis e os presentes impactos sociais e ambientais de seu uso. Outro dado fundamental é o fato de que o petróleo e o carvão mineral, por exemplo, são recursos finitos, não-renováveis - o que impõe a busca por fontes limpas, sustentáveis, renováveis e viáveis economicamente.

No texto a seguir veremos como é produzida e para qual finalidade uma dessas fontes renováveis , a energia eólica , o texto também citará como o Brasil está investindo nessa energia .

ENERGIA EÓLICA

Definição

Energia eólica é aquela geradas pelo vento, pelas massas de ar em movimento, a partir de grandes turbinas em forma de cata-vento, colocadas em locais que propiciem a captação!

Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos. Atualmente, a energia eólica, embora pouco utilizada, é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa (não gera poluição e não agride o meio ambiente)

ORIGEM DA ENERGIA EÓLICA

O homem sempre usou o vento a seu favor, e desde os tempos mais remotos, já sabemos que o homem usava o vento nas embarcações e para mover moinhos.

Depois de várias tentativas e muita pesquisa, foi a partir do século XX, na Dinamarca, que a primeira turbina eólica para fins comerciais foi ligada à rede elétrica pública. Atualmente, são mais de 30 mil turbinas eólicas em operação espalhadas pelo mundo. Com grande repercussão a Europa se mostrou interessada e estabeleceu metas para ampliação de novas instalações a fim de economizar energia em todo o país. Dessa forma, ocorreu grande crescimento na escala mundial e estima-se que em 2020 o mundo terá boa parte de sua energia concentrada em energia eólica. Pesquisas mencionam que apenas 1% da capacidade de energia do mundo é gerada por ela, portanto ainda podemos explorar muito essa energia pelo mundo aproveitando os recursos que a natureza nos proporciona de forma natural e sustentável.

O Vento é o ar em movimento, é uma forma de energia solar. Tem origem no desigual aquecimento da superfície da terra pelo sol , associado às irregularidades da superfície terrestre e ao movimento de rotação da Terra. A Terra e sua faixa de ar, a atmosfera, recebem mais calor solar próximo ao Equador do que nas regiões polares. Mesmo assim, as regiões equatoriais não ficam mais quentes a cada ano, nem as polares ficam mais frias. É o movimento do ar ao redor da terra que ameniza a temperatura extrema e produz ventos na superfície tão úteis para a geração de energia. O regime dos ventos é influenciado pela forma do solo, pelos planos de água e pelo coberto vegetal.

Como todos os gases, o ar se expande ou aumenta de volume quando aquecido, e contrai e diminui de volume quando resfriado. Na atmosfera o ar quente é mais leve e menos denso do que o ar frio e se eleva a altas altitudes quando fortemente aquecido pelo sol. O ar aquecido próximo ao Equador fluirá para cima, e então, na direção dos polos onde o ar próximo a superfície é mais frio. As regiões terrestres próximas aos polos agora têm mais ar pressionando-as, e o ar da superfície mais fria tende a desligar dessas áreas e movimentarem-se na direção do Equador.

A força motora primária da brisa do mar é a diferença de temperatura entre a terra e o mar. Quando essa diferença é grande e diurna, podem ser esperadas brisas marinhas relativamente fortes durante as horas da tarde e no começo da noite. As brisas marinhas mais intensas são encontradas naquelas regiões subtropicais, ao longo da costa dos continentes onde haja um oceano frio. É precisamente nessas regiões que o vento predominante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com