TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento Global

Por:   •  15/11/2015  •  Seminário  •  4.267 Palavras (18 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 18

COLÉGIO ESTADUAL SÃO PATRÍCIO

ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO

 

MANOELA CAMPAGNER

AQUECIMENTO GLOBAL

ITAQUI

2015

MANOELA CAMPAGNER

AQUECIMENTO GLOBAL

Projeto de pesquisa apresentado como requisito para aprovação na disciplina Projeto Politécnico no Colégio Estadual São Patrício.

Orientadora: Prof. Inajara Osório

Itaqui

2015

Objetivos

Objetivo Geral

Buscar o conhecimento do processo do Aquecimento Global pelo qual o Planeta está passando e propor formas de como diminuir o efeito estufa e propor amplas formas de resgate para o Planeta.

Objetivo Específico

Buscar informar a real situação do nosso planeta;

Riscos que o meio ambiente está correndo;

Funcionamento da emissão de gases causadores do Efeito Estufa;

Apresentar as contradições sobre o Aquecimento Global.

“O aquecimento global é irreversível, e mais de 6 milhões de pessoas irão morrer neste século.”

- James Lovelock, renomado cientista do século XX.

“O recorde mínimo da massa de gelo foi registrada em 2007. Entre 2008 e 2011, e provavelmente em 2012, o gelo voltou a crescer. Os invernos no Ártico estão mais frios e por isso, é óbvio que o aquecimento global contínuo é um mito.”

- Dobretsov, cientista russa.

“Não se pode escrever uma equação para uma árvore.”

- Professor no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique.

“O grande absurdo de tudo isso é achar que um elemento só controla tudo, dizendo que o CO2 ou qualquer outro gás causaria o efeito estufa. Este reducionismo é ridículo, é chamar todos os cientistas de idiota. Primeiro porque quem controla o clima da Terra é o Sol, e depois são os Oceanos, que são ¾ do Planeta Terra.”

- Ricardo Augusto Felício, especialista brasileiro em clima.

“Observações por todo o mundo deixam claro que as mudanças climáticas estão ocorrendo e pesquisas científicas rigorosas demostram que os gases-estufa emitidos pelas atividades humanas são seus principais causadores. Estas conclusões são baseadas em múltiplas linhas independentes de evidência e afirmações em contrário são inconsistentes com uma avaliação objetiva do vasto acervo de ciência revisada por pares.”

- Carta Escrita por 18 organizações científicas.

Aquecimento Global

Representa o aumento acelerado das temperaturas médias do planeta. A elevação vem correndo acima dos padrões tidos como “aceitáveis”, com uma mudança da temperatura média na superfície terrestre de 0,4 a 0,8ºc ao longo dos últimos 100 anos, que é considerado elevado segundo IPCC (Painel Intergovernamental de mudanças climáticas da ONU).

Ainda de acordo com o IPCC, o aquecimento global vem sendo intensificado pelas atividades humanas, apesar desse evento ser considerado natural, apenas 10% de fenômeno possui causa naturais, enquanto o restante seria resultado das emissões de poluentes e desgastes dos recursos naturais, como as Florestas. Estima-se que em 200 anos parte da Floresta Amazônica estará desertificada, o que acarretará problemas difíceis de solucionar.

Para a ONU, que se baseia nos dados do IPCC, o próximo século poderá registrar elevações térmicas médias ainda maiores que as atuais, com alterações de 1,5ºc nas temperaturas, o que poderia provocar catástrofes ambientais.

Cientistas argumentam e questionam a participação dos gases-estufa no aumento das temperaturas da Terra, considerando essa tese uma perspectiva reducionista, quem realmente regularia a temperatura da Terra seria o Sol e depois os Oceanos, que compõem ¾ da superfície. Assim como o ciclo Solar e a Oscilação Decadal do Pacífico, além de microclimáticas localizadas, explicariam eventuais aumentos da temperatura.

Com tudo isso, devemos cuidar do meio ambiente, preservar e ajudar a sensibilizar as pessoas que estão a sua volta. O Planeta está em nossas mãos.

97% dos cientistas acreditam que o assunto Aquecimento Global está sendo levado como deboche, mas entre todas essas conversas e artigos, alguns cientistas concordam em uma tese comum, que não podemos prever futuras alterações climáticas, somente por alterações no clima, formação das nuvens, ou poluição.

"O Aquecimento Global não atinge apenas a vida aqui na terra, mas também fora dela, como a diminuição da densidade da atmosfera, que acarretaria no arrasto atmosférico (fricção do ar que aos poucos freia os satélites) e prolongaria sua vida orbital", afirma Jan Laštovicka, pesquisador do Instituto de Física Atmosférica da República Tcheca.

Passados 10 anos, o Protocolo de Kyoto ainda é lembrado. Para ele acontecer seriam necessários pelo menos 55 países e que juntos deveriam corresponder 55% na diminuição de emissão de gases-estufa, que cresceram 16,2% de 2005 até 2012, deveriam gerar e centralizar de forma segura, mas ele acabou fracassando na diminuição de Gases mundialmente emitidos. Nesse protocolo foram exigidas o aumento das eficiências energéticas em setores da economia, a proteção e o aumento de sumidouros e reservatórios de gases-estufa. Entre todos os artigos citados foram definidos outros no Protocolo Kyoto a fim de evitar o Aquecimento Global.

Historicamente, por conta do desenvolvimento industrial os países desenvolvidos tem sido responsáveis pela maior parte das emissões de GEE, mas os países em desenvolvimento vêm aumentando consideravelmente suas emissões. Atualmente, a China ocupa o primeiro lugar do ranking, seguido por Estados Unidos, União Europeia e pelo Brasil.

Na discussão sobre se o aquecimento global está ou não a ser acelerado pelo homem, há um número já quase mítico: 97%. Pela terceira vez, um estudo chegou a esta porcentagem para reafirmar que há um largo consenso científico quanto à tese da influência humana, com a ajuda do Gás CO2, os níveis desse Dióxido são maiores que em qualquer outro período nos últimos 420 mil anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com