TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aquecimento global

Tese: Aquecimento global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2014  •  Tese  •  385 Palavras (2 Páginas)  •  277 Visualizações

Página 1 de 2

O aquecimento global é uma consequência das alterações climáticas ocorridas no planeta.Diversas pesquisas confirmam o aumento da temperatura média global.Conforme cientistas do Painel Inter Governamental em mudança do clima ( IPCC ), DA organização das nações unidas ( ONV ), o século xx foi um dos mais quente dos últimos cinco.Esse aumento pode parecer insignificante, mais é o suficiente para modificar todo o clima de uma região e afetar profundamente a biodiversidade, desencadeando vários desastres ambientais.

As causas do aquecimento global são muitos pesquisadas. Existe uma parcela da comunidade científica que atribui esse fenômeno como um processo natural, afirmando que o planeta Terra está numa fase de transição natural, um processo longo e dinâmico, saindo da era glacial para a integração,sendo o aumento da temperatura consequência desse fenômeno.

No entanto, as principais atribuições para o aquecimento global são relacionadas às atividades humanas, que intensificam o efeito de estufa através do aumento da queima de gases de combustíveis fósseis, como petróleo, carvão mineral e gás natural. A queima dessas substâncias produz gases como o dióxido de carbono ( CO2 ), o metano ( ch4 ) e óxido nitroso ( N20 ), queretêm o calor proveniente das radiações solares, como se funcionassem como o vidro de uma estufa de plantas, esse processo causa o aumento da temperatura. Outros fatores que contribuem de um forma significativa para as alterações climáticas são os desmatamentos e a constante impermeabilização do solo.

O degelo é outra consequência do aquecimento global, segundo especialisata, a região do oceâno Ártico é a mais afetada. Nos últimos anos a camada de gelo desse oceâno tornou - se 40% mais finae sua área sofreu redução de aproximadamente 15% . As principais cordilheiras do mundo também estãoperdendo massa de gelo e neve. As geleiras dos Alpes recuaram cerca de 40% . Conforme artigo da revista britãnica Science, a capa de neve que cobre o Monte Kilimanjaro, na Tanzânia, pode desaparece nas próximas décadas.

Em busca de alternativas para minimizar o aquecimento global,162 países assinaram o Protocolo de Kyoto em 1997. Conforme os documentos, as nações desenvolvidas, comprometem - se a reduzir sua emissão de gases que provocam o efeito de estufa, em pelo menos 5% em relação aos níveis de 1990. Essa meta teria que ser cumprida. Porém, vários países não fizeram nenhum esforço para que a meta fosse atingida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com