TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Atividade Industrial

Por:   •  19/9/2018  •  Projeto de pesquisa  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  5.435 Visualizações

Página 1 de 3

Refletindo sobre o conteúdo:

1) Leia o texto abaixo e responda às questões.

Nos últimos anos, as sociedades capitalistas passaram por fortes mudanças sociais. A produção industrial foi reestruturada pela microeletrônica e pela robótica, alterando a relação do trabalhador com o tempo de produção, isto é, com a intensidade do trabalho. [...]

A velha sociedade capitalista se reinventou, mas continuou reproduzindo suas características mais centrais de divisão em classes sociais, de exploração e dominação do trabalho, de produção do lucro e de sua apropriação privada.

a) As características descritas no texto acima pertencem a qual das etapas da revolução industrial? Justifique sua resposta.

Essa etapa da revolução foi, provavelmente, do término da revolução, por máquinas melhores e microeletrônica sem uso de mão de obra humana, só por robótica.

b) Explique o trecho sublinhado do texto

As industrias passaram a utilizar maquinas ao invés de pessoas.

c) Qual é a sua opinião sobre a afirmação feita pelos autores, que salientam que a sociedade capitalista se reinventou, mas reproduz suas características desiguais?

O capitalismo compreende um modelo de economia baseado no lucro, consumo e no individualismo. A partir daí, por mais que seja altamente adaptativo, tende a ser um modelo excludente, que gera enormes desigualdades sociais. A explicação para isso se dá pela má distribuição de renda, e concentração dos recursos nas mãos de poucos, geralmente os que detém o poder e controle financeiro, gerando diversas mazelas, como a fome e a pobreza.

2) A dispersão territorial da atividade econômica, em escala nacional e mundial, ocasionada pela globalização, criou novas formas de concentração. Essa dispersão territorial e a continua concentração da propriedade podem ser inseridas de algumas das cifras relativas ao crescimento das empresas multinacionais e suas sucursais

• Caracterize o processo de dispersão da atividade econômica

Em produtos acabados ocorreu em quatro estágios: artesanato, manufatura, indústria e revolução técnico-científica.

3) Identifique duas diferenças entre o taylorismo e fordismo

Taylorismo: Aumento da produtividade com economia de tempo. Suspensão de gestos desnecessários no interior da fábrica.

Fordismo: Diminuição das horas. Aumento do salário.

4) Acompanhe a notícia veiculada em um site brasileiro.

Brasil cai 18 posições em ranking de países mais competitivos.

Pais passou do 57º para 75º lugar em lista do Fórum Econômico Mundial. Brasil atingiu a sua pior posição na série histórica do levantamento.

O Brasil perdeu mais 18 posições no ranking das economias mais competitivas do mundo, caindo para 75º, segundo o Relatório Global de Competitividade, divulgado nesta terça feira [20/09/2015] pelo Fórum Econômico Mundial (WEF) em parceria com a Fundação Dom Cabral.

Trata-se da maior queda já registrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (46.6 Kb)   docx (12.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com