TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Diretrizes Curriculares Nacionais

Monografias: As Diretrizes Curriculares Nacionais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2013  •  1.759 Palavras (8 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 8

Abigail, que trabalha no pensionato de Gabriela, não é doméstica, tendo em vista a finalidade lucrativa da atividade desenvolvida pela empregadora.

Helena, por sua vez, é doméstica, pois trabalha em uma república de estudantes, em atividades de mero consumo por parte dos tomadores de serviço (limpeza do local e preparo das refeições para os estudantes moradores da república).

A resposta é letra “C”, pois tanto as empregadas em geral quanto as domésticas têm direito à garantia de emprego decorrente de gestação, respectivamente por força do art. 10, II, “b”, do ADCT da CRFB/88, e do art. 4º-A da Lei nº 5.859/1972.

Este trabalho é um estudo da empresa CBC – Companhia Brasileira de Confecções onde irá descrever a trajetória de crescimento e mudanças da CBC.

A CBC é uma organização voltada para a fabricação de roupas. Seu mercado constitui todo o território nacional onde seus consumidores são exigentes fazendo com que a CBC buscasse como missão desenvolver uma linha de produtos de referência nacional, visando sempre a qualidade, conforto e inovações.

A CBC cresceu rapidamente, de uma modesta oficina de confecção se tornou uma grande e renomada indústria de moda. E para atender a demanda os sócios,

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS

EAD – ESTÁCIO CAMPUS VIRTUAL

JULIANA DE AVELAR FRANÇA

201002128391

9084

PROJETO INTEGRADOR – PARTE I

Vitória

17/09/2010

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ....................................................................................................................3

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC ......................................................................4

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC.................................................................................. 5

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC ..............................................................................6

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS ............................................................................................... 7

6. REFERÊNCIAS ................................................................................................................... 8

1. INTRODUÇÃO

Este trabalho é um estudo da empresa CBC – Companhia Brasileira de Confecções onde irá descrever a trajetória de crescimento e mudanças da CBC.

A CBC é uma organização voltada para a fabricação de roupas. Seu mercado constitui todo o território nacional onde seus consumidores são exigentes fazendo com que a CBC buscasse como missão desenvolver uma linha de produtos de referência nacional, visando sempre a qualidade, conforto e inovações.

A CBC cresceu rapidamente, de uma modesta oficina de confecção se tornou uma grande e renomada indústria de moda. E para atender a demanda os sócios, Cláudio e Marcel dividiram as responsabilidades e empenharam-se cada um na sua habilidade; Cláudio ficou responsável pela administração e comercialização dos produtos enquanto Marcel se dedicou na produção e processos operacionais.

Seus produtos eram comercializados por todo o país, e com o crescimento surge à necessidade de investimento em equipamentos e em pessoal. Cláudio e Marcel ampliam o quadro de funcionários chegando há um patamar de 500 funcionários, 5 diretores de setor e 2 diretores gerais. Uma estrutura simples com 3 níveis gerenciais: institucional, intermediário e operacional; o que facilita na comunicação das normas e regras da empresa.

Os diretores de setor foram selecionados de acordo com uma seleção pré-estabelecida pela diretoria geral. Uma ótima estrutura organizacional para uma empresa individual.

O grande envolvimento da equipe de liderança da CBC tornava a empresa bem familiar. Seu planejamento era para o presente, por quadrimestre de acordo com a estação, sem metas para longo prazo, todos se dedicavam a situação atual.

2. O SISTEMA ORGANIZACIONAL DA CBC

A CBC era uma micro empresa que iniciou suas funções com os sócios Cláudio e Marcel, suas qualificações e aptidões decidiram o que cada sócio iria fazer na empresa. Com o passar do tempo esses afazeres geraram também responsabilidades. Assim cada um buscou o crescimento em sua área.

Cláudio investiu na parte comercial e administrativa. Com um dom excepcional se dedicou no controle e organização do negócio. Com autoridade e liderança rapidamente transformou a oficina em uma pequena indústria. A empresa se organizou de forma linear, ou seja, um único líder tem autoridade sobre as decisões e seus subordinados, um manda e os outros obedecem; todos precisam dele para direcionar o que deve ser feito.

Marcel por sua vez se dedicou ao operacional, em fazer os produtos, em buscar tecnologias e aprender novas técnicas para evolução da produção.

A empresa cresceu e se tornou uma grande indústria do ramo de confecção. Sua estrutura organizacional teve que ser alterada. Os sócios concluíram que 5 cargos de liderança deveriam ser criados; selecionaram os funcionários que mais se demonstraram fiéis as convicções da empresa e pela dedicação a ela. Ficando assim organizada:

Diretor Presidente

Diretor Superintendente

Diretor Técnico, Diretor Comercial, Diretor Industrial, Diretor Financeiro e Diretor Administrativo

Cláudio, diretor presidente era o único responsável pela tomada de decisão.

Com o mercado de confecção tinha seu foco nas estações do ano, Cláudio fazia o planejamento de acordo com o quadrimestre. Assim o estoque era dimensionado pra estes períodos, sendo o estoque renovado para a próxima estação.

Não possuíam metas ou objetivos para longo prazo, não dimensionando a industrialização para um estoque mínimo, não ultrapassando assim a próxima estação, o qual não venderiam no mesmo preço os produtos que sobrassem.

Como a indústria estava no topo do mercado, os diretores não sentiam necessidade de um planejamento futuro.

3. O SISTEMA DE DIREÇÃO DA CBC

O Sistema de direção da CBC era centralizado no diretor presidente. Entre os superiores e os subordinados existia uma linha direta de comunicação de cima para baixo, ou seja, Cláudio incumbia seus diretores das tarefas a serem executadas e os mesmos transferiam a seus subordinados, sempre segundo o que foi transmitido pelo seu diretor presidente. Com isso havia nenhum tipo de abertura para sugestões ou criticas de seus funcionários.

O dia a dia era a execução de seus trabalhos. Não havia nenhum incentivo àqueles que desejassem investir em novas formas de trabalho ou de processo operacional. Nem no nível institucional, nem no nível operacional ou intermediário. Excluindo a opção de promoções por desempenho.

Nesta forma organizacional os gerentes de área são responsáveis pela solução e acerto das falhas de seu setor, porém sua ação está restrita a pequenos acertos que não envolvam outros setores. Podendo o supervisor orientar, acertar e repassar a todos como devem proceder caso isso ocorra ou como fazer para não ocorrer novamente.

4. O SISTEMA DE CONTROLE DA CBC

A estrutura organizacional da CBC era simples com princípio na unidade de comando, cada superior tem autoridade sobre seus subordinados para que as tarefas direcionadas a seu setor sejam cumpridas de forma idêntica ao modelo escolhido por seu diretor presidente.

Com isso o controle de cada setor era restrito ao supervisor, este para seu gerente, e este para seu diretor de área, passando ele ao diretor presidente. Tudo de forma clara e de fácil compreensão.

Cláudio e Marcel, sócios da pequena oficina de confecção mostram com orgulho aos demais colaboradores da grande CBC que seus diretores hoje surgiram da fidelidade que dedicaram à pequena oficina. Assim os funcionários se empenhavam mais para um dia chegar onde eles chegaram, a grande “família CBC” onde todos eram cordiais e amigos, seguindo a orientação de Cláudio, todos incentivavam os funcionários a buscar fazer parte desta família.

Não havia nenhum tipo de pesquisa de clima organizacional que apontasse que esta orientação era a melhor opção. As pesquisas de análise do clima organizacional são uma ferramenta que auxilia na avaliação do nível de satisfação das pessoas no ambiente interno da empresa, desenvolvendo um questionário com questões que desejam abordar e que são vitais para um clima favorável à organização. Este questionário é aplicado a todos os funcionários garantindo total anonimato. Após a aplicação os resultados são apurados e avaliados orientando a liderança nas mudanças necessárias para melhorar o ambiente interno. Com isso diminuir a rotatividade, conflitos, otimizar a comunicação etc. Os lideres da CBC transmitiam de forma simples e fiel as decisões do diretor presidente, portanto não achavam necessária a discussão sobre o ambiente da empresa.

Não há registro no caso da CBC de sistema de punição. Provavelmente por causa de sua forma de gestão o qual as decisões são tomadas com base em uma única pessoa que se responsabiliza pelos resultados.

Cláudio e Marcel escolheram sua gestão com base na transparência e facilidade, com cargos precisos e delimitados aos setores, diminuindo os conflitos entre os setores. Mantendo uma estabilidade na estrutura da empresa e garantindo o controle da organização. Avalio que este modelo de gestão é ideal para as micro e pequenas empresas. A forma de gestão deveria ter acompanhado o crescimento da empresa, o qual necessitaria de um novo plano estratégico para formular seus objetivos e projetar seu futuro.

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS

No estudo da CBC podemos perceber que Cláudio é um grande empreendedor, arriscando-se ao iniciar um negócio e abdicando de um bom emprego, apostando assim em suas idéias. Buscou com isso alguém que traria qualidade e inovação aos seus produtos, Marcel.

Os dois iniciaram com simplicidade abrindo uma pequena oficina. Cada um se responsabilizou pela área que mais se qualificava, e assim se dedicaram em levar o melhor produto. Empenharam-se em novas tecnologias, investiram em treinamento com objetivo de serem referência no mercado.

Cláudio como um bom gestor liderava a cadeia escalar da CBC mantendo tudo sobre seu controle, o que dava a Marcel liberdade para exercer o que melhor sabia fazer.

Cláudio dirigia com eficácia, porém não buscou transferir seus conhecimentos e conquistas para o papel, de forma a perpetuar sua boa gestão, todo o processo estava em sua mente e dedicação própria.

Uma opção para manter a eficiência das tarefas a serem executadas é através de manuais, fluxogramas dos processos. Onde consta o que fazer nas prováveis situações que venham a surgir, ações a serem tomadas para perfeita conclusão das metas.

Na primeira fase da CBC onde o sucesso era o grande objetivo, foi alcançado com êxito, Cláudio e Marcel deveriam ter estudado e analisado a situação da empresa para averiguar o que ela estava necessitando para estruturar os novos cargos e funções. Com isso traçar os requisitos para os novos líderes dos setores a serem criados.

Na segunda fase onde o fracasso parecia iminente Cláudio, mesmo afastado de suas funções, mas com a mesma visão empreendedora convenceu os diretores a contratar um consultor, que é o certo, pois um consultor pode sim desenvolver um plano de ação para salvar os negócios para identificar os pontos críticos e reestruturar a empresa.

Analisando a CBC eu recomendaria: Uma campanha promocional dos produtos acabados para aumentar a receita da empresa. Renegociaria com os fornecedores para uma nova condição de pagamento. Aplicaria um questionário de clima organizacional para avaliar o ambiente interno da empresa. Avaliaria e reestruturaria o quadro de funcionários, sendo estabelecidos novos pré-requisitos para os cargos de gerencia e os subordinados. Lançaria um novo produto na próxima estação utilizando a matéria-prima existente. Criaria um plano estratégico para longo prazo.

6. REFERÊNCIAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: teoria, processo e prática. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à Teoria Geral da Administração. 6 ed. Rio de Janeiro: Campus, 2001.

MARQUES, Kelly. Pesquisa de clima organizacional – fundamentos e casos. Site www.rh.com.br, 2009.

SOUZA, Simone Araújo. Sistema organizacional de direção e controle de uma empresa. Site www.coladaweb.com, 2010.

...

Baixar como  txt (12.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »