TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Eras Geológicas

Por:   •  29/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.415 Palavras (10 Páginas)  •  776 Visualizações

Página 1 de 10

As Eras Geológicas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta. A Terra possui aproximadamente 4,6 bilhões de anos, calculado através de pesquisas dos fósseis e das rochas. Desde sua origem, vem passando por inconstantes e variadas transformações em suas estruturas, composições e formas de vida. Esses acontecimentos são enquadrados em diferentes Eras Geológicas, que correspondem a grandes intervalos de tempo divididos em períodos. A mudança de uma Era Geológica para outra foi estabelecida por meio de alterações significativas na crosta terrestre, sendo, portanto, classificadas em cinco distintas Eras: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica.

[pic 1]

Era Arqueozoica:

A Era Arqueozoica é a mais antiga do tempo geológico, a primeira era do éon Pré-Cambriano, teve inicio a há cerca de 4,5 bilhões de anos e fim há 2,5 bilhões de anos.

Nesse tempo geológico a Terra era três vezes mais quente do que hoje, era constantemente atingida por meteoros, surgem as primeiras formas de vida, como: bactérias, algas e organismos simples (unicelulares), e apresentava minerais como calcário e grafite. Pouco é conhecido sobre o meio ambiente, entretanto, esse tempo geológico é marcado pelo surgimento de rochas magmáticas e escudos cristalinos; pela formação da crosta terrestre, que passou por grandes mudanças e houve a formação de cadeias de montanhas. As formações rochosas surgidas nesse tempo geológico estão hoje presentes em Brasil, Índia, Escudo Báltico, Escócia, Groelândia, África do Sul e Austrália.

A atmosfera nesse tempo geológico era marcada pela pouca oferta de oxigênio livre. A posição assumida pela Terra possibilitava a oferta de 75% da luz solar atual.

[pic 2][pic 3]

Representação da Terra na Era Arqueozoica

Era Proterozoica:

A Era Proterozoica é o ultimo estágio do éon Pré-Cambriano, teve inicio há cerca de 2,5 bilhões de anos e fim há 570 milhões de anos.

Esse período é caracterizado pelo surgimento dos primeiros seres multicelulares. Por isso, o nome vem da combinação das palavras gregas proteros (primeiro) e zoico (vida). As primeiras formas de vida, algas verdes e vermelhas, começam a desenvolver fotossíntese.

Por volta de 2 bilhões de anos atrás, começou a formação da camada de ozônio, gerando uma camada protetora contra os raios solares, esse fato favoreceu o surgimento das primeiras formas de vida mais complexas. Durante esse período  iniciou o acúmulo de oxigênio na atmosfera.

Outra marca desse período era que os continentes eram agrupados em uma massa única chamada Rodínia, havia intensa atividade das placas tectônicas, isso promoveu o deslocamento do magma do interior da Terra para a superfície, dando origem aos grandes depósitos de minerais metálicos, como: ferro, manganês, ouro, etc.

O fim da Era Proterozoica é marcado pela glaciação generalizada.

[pic 4]      [pic 5]

                    Representação da Terra na Era Proterozoica                                   Representação da Rodínia

Era Paleozoica:

A Era Paleozoica ocorreu de 570 milhões de anos atrás a 250 milhões de anos atrás.

Essa era representa dois importantes acontecimentos da vida na Terra, sendo marcado pelo primeiro registro seguro de animais com partes minerais, conchas e carapaças. O segundo evento ocorre no final do período geológico, quando houve a maior extinção de vida em massa na Terra, 248 milhões de anos atrás.

Nessa época a superfície terrestre passou por várias transformações, entre elas, o surgimento de conjuntos montanhosos, como os Alpes Escandinavos. Esse tempo geológico também se caracteriza pelos continentes estarem agrupados em uma massa única, Pangeia; ocorrência de rochas sedimentares e metamórficas, formação de grandes florestas, glaciações.

A Era Paleozoica é dividida em 6 períodos: Cambriano, Ordoviciano, Siluriano, Devoniano, Carbonífero e Permiano.

  • Período Cambriano:

Primeiro período da Era Paleozoica, ocorreu entre 570 milhões de anos e 510 milhões de anos, esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e microrganismos filamentosos.

  • Período Ordoviciano:

Durou de 510 a 439 milhões de anos atrás. A fauna invertebrada e os peixes primitivos, sem mandíbulas e com pares de nadadeiras, e o surgimento de líquens e briófitas são características do Período Ordoviciano. Durante esse período ocorre a maior extinção em massa da Era Paleozoica em decorrência da formação das grandes geleiras.

  • Período Siluriano:

De 438 a 411 milhões de anos atrás, é marcado pela abundância de vida marinha e recuperação da glaciação do período Ordoviciano, é nesse período que aparecem os peixes com mandíbulas, peixes de água doce, aranhas e centopeias. Começam a aparecer plantas terrestres.

  • Período Devoniano:

Também chamado de “Período dos Peixes” ocorreu entre 410 milhões de anos atrás e 356 milhões de anos atrás. Nesse período ocorre o refinamento da vida na Terra, quando aparecem as plantas vasculares, animais artrópodes e os primeiros tetrápodes que habitam em água rasa.

  • Período Carbonífero:

As grandes florestas aparecem no período carbonífero, que durou de 355 milhões de anos atrás a 291 milhões de anos, recebe esse nome porque foi nesse período que surgem as vastas camadas de carvão no norte da Europa, Ásia e América do Norte. Durante esse período os répteis adquirem capacidade de reprodução. A vida na Terra fica mais diversificada, os mares tropicais passam a abrigar uma grande diversidade de vida, incluindo briozoários, moluscos e equinodermos. Em terra, surgem os primeiros insetos alados e as plantas já portavam sementes, havia samambaias, além de plantas com tronco significativo.

  • Período Permiano:

É o ultimo período da Era Paleozoica, ocorreu entre 290 milhões de anos atrás e 251 milhões de anos atrás. Nesse período a Terra era abitada por uma grande diversidade de insetos terrestres e vertebrados, é quando surgem as cigarras, besouros, moscas, vespas e mariposas. O fim do período é marcado pela extinção em massa de 95% da vida existente.

Como era formação da Terra nos períodos:

[pic 6][pic 7][pic 8]

                                   Cambriano                                             Ordoviciano                                              Siluriano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (574.1 Kb)   docx (947.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com