TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Formas De Classificaçoes Do Relevo Brasileiro

Trabalho Escolar: As Formas De Classificaçoes Do Relevo Brasileiro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  2.511 Palavras (11 Páginas)  •  772 Visualizações

Página 1 de 11

O Relevo Brasileiro

Classificações

O relevo do Brasil tem formação antiga e atualmente existem várias classificações para o mesmo. Entre elas, destacam-se as dos seguintes professores:

Aroldo de Azevedo - esta classificação data de 1940, sendo a mais tradicional. Ela considera principalmente o nível altimétrico para determinar o que é um planalto ou uma planície.

Aziz Nacib Ab'Saber - criada em 1958, esta classificação despreza o nível altimétrico, priorizando os processos geomorfológicos, ou seja, a erosão e a sedimentação. Assim, o professor considera planalto como uma superfície na qual predomina o processo de desgaste, enquanto planície é considerada uma área de sedimentação.

Jurandyr Ross - é a classificação mais recente, criada em 1995. Baseia-se no projeto Radambrasil, um levantamento feito entre 1970 e 1985, onde foram tiradas fotos aéreas da superfície do território brasileiro, por meio de um sofisticado radar. Jurandyr também utiliza os processos geomorfológicos para elaborar sua classificação, destacando três formas principais de relevo:

1) Planaltos

2) Planícies

3) Depressões

Segundo essa classificação, planalto é uma superfície irregular, com altitude acima de 300 metros e produto de erosão. Planície é uma área plana, formada pelo acúmulo recente de sedimentos. Por fim, depressão é uma superfície entre 100 e 500 metros de altitude, com inclinação suave, mais plana que o planalto e formada por processo deerosão. A figura a seguir mostra essa representação do relevo brasileiro.

Critério atual: Modelo geomorfoclimático

Nesse modelo de classificação do RELEVO o pesquisador deve considerar no seu estudo a atuação conjunta de todos os fatores analisados (elementos da natureza como: clima, solo, hidrografia, vegetação etc.) mas, principalmente: a influência interna representada pelo tectonismo e a influência externa representada pela atuação do clima nos diferentes tipos de rochas.

Dentro dessa perspectiva, é necessário observar a evolução do clima, para realizar a classificação do relevo de um lugar, isto é, as dramáticas alterações ocorridas ao longo do tempo geológico. Portanto, a análise do relevo atual envolve também o estudo dos chamados paleoclimas, ou seja, os fatores climáticos passados, que contribuem para explicar o modelado do presente. O critério acima citado é o que é utilizado aceito pela comunidade científica hoje na geomorfologia.

Por exemplo a classificação do relevo brasileiro realizada por Aroldo de Azevedo tinha por base a altura do terreno,

- Já Critério mais antigo: Modelo geomorfológico

As classificações do relevo nesse modelo prendiam-se basicamente à estrutura geológica, e esse tipo de classificação era definida pelo tipo de rocha além de observa a altura das superfície, representado pelo nível altimétrico no momento da classificação. Para isso ele observava a Fisionomia, isto é, as saliências da superfície terrestre.Ficou comuns, por exemplo, denominação como: Planaltos cristalinos (formados por rochas magmáticas ou metamórficas) e planaltos sedimentares (formados por rochas sedimentares).

- O Critério utilizado por JURANDYR L. S. ROSS

Este último geografo tentou reunir em seu estudo os dois critérios citados acima, ou seja, em sua classificação ele associou informações sobre o processo de erosão e de sedimentação dominantes na na atualidade (critério geomorfoclimáticos) com informações da base geológico-estrutural do terreno e com o nível altimétrico(critério geomorfológico).

Ou seja, no critério utilizado por Jurandyr Roos, ele se propôs realizar sua classificação a partir de três níveis de análise, vejamos quais forão eles:

- Critérios morfoestruturais (Estrutura Geológica) Segundo as características morfoestruturais ele classificou em três níveis o relevo:

1º dizia se o tipo da estrutura (planalto, planície ou depressão);

2º considerava a estruturação dos planaltos (ex.: sedimentar, cristalino...);

3º dava nome aos planaltos, planícies e depressões.

- Critérios morfoclimáticas (Ação do clima)

- Critérios morfoesculturais (Agentes externos)

CONCLUSÃO:

De modo geral, as classificações do relevo brasileiro - divisões do território em grandes unidades baseia-se em diferentes critérios, que refletem o estágio de conhecimento à época de sua elaboração e a orientação metodológica utilizada por seus autores. A primeira classificaçãobrasileira, que identifica oito unidades de relevo, é elaborada, nos anos 40, por Aroldo de Azevedo. Em 1958 é substituída pela tipologia de Aziz Ab´Sáber, que acrescenta duas novas unidades de relevo. Uma das classificações mais recentes (1995), é a de Jurandyr Ross, do Departamento de Geografia da USP. Seu trabalho é baseado no projeto Radambrasil, um levantamento realizado entre 1970 e 1985 que fotografou o solo brasileiro com um equipamento especial de radar instalado num avião.

AS CLASIFICAÇÕES DO RELEVO BRASILEIRO

Classificação de Aroldo de Azevedo

No caso do Brasil, até meados do século XX, as classificações do relevo, prendiam-se basicamente à estrutura geológica, esse tipo de classificação era definida pelo tipo de rocha, e tornaram-se comuns, por exemplo, denominação como: Planaltos cristalinos (formados por rochas magmáticas ou metamórficas ) e planaltos sedimentares (formados por rochas sedimentares). Esse tipo de classificação foi a primeira a ser relaizada para representar o relevo brasileiro.

A classificação de Aroldo de Azevedo é um exemplo do tipo de classificação feita até o final da primeira metade do Século XX(até 1949).

CONTEXTUALIZANDO:

Na década de 40 Aroldo de Azevedo propôs o primeiro mapa do relevo brasileiro adotou pelo critério da geomorfologia observando a altura das superfície, representado pelo nível altimétrico. Para isso ele observava a Fisionomia das saliências da superfície terrestre, com base em aulasde campo.

Esse tipo de classificação tinha (ou ainda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com