TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Formas De Urbanização

Exames: As Formas De Urbanização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/5/2013  •  2.538 Palavras (11 Páginas)  •  752 Visualizações

Página 1 de 11

No Brasil, o processo de urbanização foi essencialmente concentrador: gerou cidades grandes e metrópoles.

Metrópoles: São cidades que possuem mais de 1 milhão de habitantes e polarizam uma determinada região. O Brasil possui atualmente 11 metrópoles:

São Paulo;

Rio de Janeiro;

Curitiba;

Goiânia;

Manaus;

Belém;

Fortaleza;

Salvador;

Porto Alegre;

Belo Horizonte;

Recife

Obs: Brasília não é considerada metrópole, pois ela conheceu um crescimento endógeno, e por isso não polariza regiões.

Megalópoles: é a união de duas metrópoles. O Brasil possui somente uma megalópole, localizada no Vale do Paraíba tendo a via Dutra ligando-na.

Redes Urbanas:

As principais redes urbanas estão na faixa litorânea, devido a:

Fatores econômicos

Fatores históricos

Fatores geográficos

Brasil: População urbana x População rural

O Sudeste é a região brasileira mais urbanizada, em função do seu desenvolvimento tanto no setor industrial, quanto no agropecuarista. O fato de essa região concentrar o maior parque fabril do país funciona como fator de atração de migrantes de diversas regiões para suas principais cidades. O desenvolvimento das atividades rurais, com intensa mecanização, é um fator de aceleração das migrações campo-cidade, no interior da própria região.

Tipos de Cidades

Centro regional é a cidade que "comanda" um certo número de outras cidades à sua volta. Como exemplo, temos as cidades de Itumbiara (GO), Ilhéus (BA) e Marabá (PA).

Capital regional é a cidade que "comanda" um pequeno grupo de centros regionais e suas áreas de influência. Como exemplo, temos as cidades de Blumenau (SC), Londrina (PR) e Uberaba (MG).

Metrópole regional é a cidade que comanda uma grande área, além dos seus limites estaduais, envolvendo diversas capitais regionais e suas áreas de influência. Há no país 11 cidades que têm essa categoria: Manaus (AM), Belém (PA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS) e Goiânia (GO).

Metrópole nacional é a cidade que comanda toda a rede urbana do país, envolvendo esferas de influência de várias metrópoles regionais. No Brasil, há duas cidades com esse porte: São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

Conurbação: a intensa urbanização, especialmente em torno das metrópoles regionais, deu origem a um processo de junção das áreas efetivamente urbanizadas de municípios vizinhos, denominado conurbação. Tal junção faz surgir um grande número de novos problemas urbanos, que as administrações municipais das cidades envolvidas quase sempre não conseguem resolver; daí a formação das áreas metropolitanas.

Áreas ou regiões metropolitanas são áreas administrativas formadas por diversos municípios conurbados, que visam a promover o planejamento global e a integração de serviços comuns de todas as cidades no interior da conurbação.

Maiores Regiões Metropolitanas

Cidades conurbadas

População total

Grande São Paulo

38

17 091 863

Grande Rio de Janeiro

13

10 367 169

Grande Belo Horizonte

18

3 962 474

Grande Porto Alegre

22

3 342 177

Grande Recife

12

3 166 191

Grande Salvador

10

2 801 799

Grande Fortaleza

8

2 707 842

Grande Curitiba

14

2 571 119

Grande Belém

2

1 656 932

Êxodo Rural no Brasil

No Brasil, têm ocorrido com maior intensidade nas últimas décadas o deslocamento de pessoas do campo que vão para as cidades com a expectativa de uma vida melhor, isso é conhecido como êxodo rural.

Hoje, de cada grupo de quatro brasileiros, pelo menos três vivem nas áreas urbanas e apenas um no meio rural. Essas pessoas que resolvem ir para as cidades estão indo a quase sua totalidade em busca de emprego, mas a maior parte dessas pessoas acabam ficando num estado deplorável, já que muitas vezes passam tantas dificuldades, como fome, por exemplo.

A ilusão de uma vida melhor ou mais "moderna" na grande cidade, divulgado principalmente pela televisão, pode constituir um motivo para o êxodo rural.

O fator explicativo desse processo é que a economia brasileira vem conhecendo profundas modificações nestas últimas décadas. O desenvolvimento do capitalismo se acelerou no país, juntamente com a industrialização e a urbanização que sempre o acompanham.

Assim, o avanço do capitalismo normalmente produz a mecanização no campo, o que faz surgir o desemprego em grande quantidade dos trabalhadores, já que as máquinas fazem o trabalho de vários homens, levando o camponês ao empobrecimento surgindo a esperança dos camponeses a saírem em busca de empregos e moradias nas cidades.

Conclui-se então que a melhor solução para essas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com