TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Imagens artificiais na sociedade contemporânea e no ensino de geografia

Por:   •  20/10/2018  •  Resenha  •  625 Palavras (3 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 3

            Estágio Supervisionado III[pic 1]

  Pólo: Barra do Piraí

Sabrina Pavão de Oliveira Leal      Matrícula: 14212140181 [pic 2]

MIRANDA, Sérgio Luiz. AS IMAGENS ARTIFICIAIS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA E NO ENSINO DE GEOGRAFIA: uma abordagem através de análise e produção de cartões postais em aula. Rio de Janeiro; Rev. Bras. Educ. Geografia, p. 123         -148, jan/jun. 2011.

Resenha do artigo:

As imagens artificiais na sociedade contemporânea

e no ensino de geografia.

        O artigo apresenta a aborda o tema sobre imagens produzidas artificialmente, e no que essa tecnologia pode contribuir para o ensino aprendizagem, e principalmente para os conceitos geográficos.

        O tema foi utilizado por um professor de escola publica para duas classes de alunos de primeiro ao do ensino médio do período noturno, no município de Rio Claro, interior paulista. A proposta era trabalhar com imagens produzidas artificialmente, através de tecnologias, onde o aluno iria apresentar sua visão de espaço geográfico.

        O resultado desse trabalho não foi bem o planejado. Os alunos se basearam em imagens de cartões postais existentes em outras cidades para começarem seu trabalho, mas o que demonstrou uma desvalorização por parte dos alunos do lugar onde viviam.  Para tanto, foi realizado um trabalho com os alunos de convencimento, e demonstrar que o olhar crítico e analise, deveria partir deles e que o lugar onde viviam existem vários pontos que vistos de um novo ângulo, poderiam mostrar belezas que muitos não enxergavam.

        No texto, foi citado sobre o uso de tecnologias que estão sendo adotadas para estimular e facilitar o ensino aprendizagem, e particularmente o uso pela geografia, com produção de imagens cartográficas, mapas e auxiliando na análise.

        É necessário cautela na adoção do uso de tecnologias no ensino aprendizagem, pois é essencial a capacitação dos profissionais com o uso dos recursos didáticos, e forma de transmitir esses conhecimentos de forma a estimular a participação dos alunos e cuidados em dispersar sua atenção.

        No ensino da geografia, esses recursos são muitas das vezes necessários para uma aula mais dinâmica e possibilitam aos alunos uma formação crítica, em analisar, interpretar, questionar e decifrar tais imagens.

        No artigo o autor, nos leva a conhecer a prática do ensino aprendizagem da disciplina de geografia, com recursos visuais, que estimularam os alunos a compreenderem o espaço geográfico, utilizando seu próprio espaço, ou seja, o lugar onde vivem e não percebem o que está ao seu redor. Uma visão crítica do seu ambiente, que muitas das vezes passaram por transformações sejam elas antrópicas ou naturais, e que passam despercebidos aos olhos. Seja ela uma arvore a floresce ou uma pintura em um muro.

        A técnica usada pelo professor com seus alunos, de elaborar cartões postais, levou os alunos a dar valor a sua cidade, um olhar crítico. Ao criarem cartões postais os alunos conseguiram eliminar o que consideravam indesejáveis, redimensionar as imagens, a fim de melhorar a estética, e criar novos ângulos de visão. Aperfeiçoar as técnicas adquiridas e aplicá-las em seu dia-a-dia.

        Esse método trouxe a aula uma nova experiência e levou a construção do conhecimento, através do seu ambiente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (60.3 Kb)   docx (306.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com