TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A RELIGIÃO COMO AGENTE TRANSFORMADOR DA SOCIEDADE ATRAVÉS DO ENSINO DE VALORES

Por:   •  23/8/2021  •  Monografia  •  8.709 Palavras (35 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

        

Vivemos em uma sociedade onde os valores não estão sendo aplicados na vida do cidadão. A falta de um ensinamento entra em nossas casas, muda nossa vida, nossos valores, nossas famílias, nossos comportamentos. Sofremos violências cada vez maiores e com mais constância como um sintoma de uma sociedade que não criou apreço pelos valores e acabou formando adultos sem referenciais de cidadania e de respeito pelo próximo; assistimos quotidianamente desrespeito às pessoas.

Através da religião os valores podem ser inseridos na sociedade e Assim ajudar, colaborando para formação humana e integral  do indivíduo.

Sabemos que tudo o que fazemos terá impacto na nossa vida, no ambiente em que vivemos e na vida das pessoas com as quais nos relacionamos. Portanto, é importante fazermos boas escolhas para colhermos bons resultados. Mas o que direciona as nossas escolhas? São os valores que temos, aquilo em que acreditamos, o que vale para a nossa vida e determina as nossas prioridades.  Isso nos leva a pensar em como ser uma pessoa melhor, aflorar o que temos de melhor e valorizar o que há de melhor nas pessoas. Como podemos praticar esses valores?

Convidamos você a nos acompanhar, nas páginas a seguir para que tenhamos  uma visão dos principais valores que a sociedade precisa como: amor, respeito, verdade, retidão, mansidão, paciência, obediência, honestidade, bom convívio, solidariedade, ética, integridade, conceito sobre si mesmo: auto-estima, autocontrole, autoconfiança, auto-aceitação, autovalorização e desapego.

No capítulo 1, mostramos o conceito de Religião, fé e Ciência, no capítulo 2 apresentamos os valores sendo ensinados através da religião, no capítulo 3 vimos os discípulos de Jesus sendo transformados pelos valores da religião         e finalmente concluímos a pesquisa , mostrando que a religião e os Valores Humanos são pontes para nos transformarmos.        

CAPÍTULO 1

“O povo que caminhava em trevas viu uma grande luz; sobre os que viviam na terra da sombra da morte raiou uma luz.”

Isaías 9:2

RELIGIÃO, FÉ E CIÊNCIA

  1. – RELIGIÃO

A  religião está presente no cotidiano por meio de diferentes manifestações. Pode-se sem entrar em detalhes por ora, mencionar algumas áreas, alguns eventos e algumas práticas pessoais e sociais marcadas por idéias, ritos e símbolos consagrados ao campo religiosos.  Funda-se a religião na própria constituição do homem. O ser humano é essencialmente religioso. A prova mais evidente de que o homem é este ser por natureza religioso está em não haver, jamais, alguém ter encontrado uma tribo, por mais selvagem que seja, ser totalmente destituída de qualquer culto ou idéia religiosa. A religião é tão natural no homem, como a fome, a sede, a saudade, etc. A história universal, não nos fala de um só povo sem religião. Neste particular Marilena Chauí (1994, p. 319) acrescenta que:

Vimos que a relação com o sagrado, ao organizar o espaço e o tempo e o sentimento da comunhão ou a separação entre os humanos e a natureza e deles com o divino, simbolizou o todo da realidade pela sacralização. Assim todas as atividades humanas assumiram a forma de rituais: a guerra, a semeadura e a colheita, a culinária, as trocas, o nascimento e a morte, a doença e a cura, a mudança das estações, a passagem do dia à noite, ventos e chuvas, o movimento dos astros,  tudo se realiza ritualisticamente, tudo assume a forma de u m culto religioso.

Mas o que é a religião?

1.1.1 – Definindo Religião

Segundo Flor (2006 apud KUCHENBECKER, 2000, p. 18) etimologicamente, o termo religião surge na história da humanidade através de autores, como Cícero, lactânio e Agostinho, respectivamente, nas palavras re-legere, que significa reler, re-ligare que significa religar e re-eligere, que significa re-eleger. Todos os conceitos nos dão a idéia de voltar a uma situação anterior, ou seja, ligar novamente a criatura ao criador. É exatamente essa tentativa de religar com o ser superior, através de um conjunto de crenças, normas, ritos ou costumes, que dá origem às diversas religiões o fenômeno religioso propriamente dito.

Com estas informações vemos a necessidade de ligação do homem com um ser superior e entendemos que religião  significa religar o homem a este Ser Supremo – DEUS.  

1.2 – FÉ

Conforme Wikipédia[1] Fé (do Latim fides, fidelidade e do Grego pistia ) é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

O dicionário Auréilo define:  

1. Sentimento religioso baseado no temor ou na ignorância, e que induz ao conhecimento de falsos deveres, ao receio de coisas fantásticas e à confiança em coisas ineficazes; crendice ; 2. Crença em presságios tirados de fatos puramente fortuitos; 3. Apego exagerado e/ou infundado a qualquer coisa: A moça tem a superstição do número treze.

A bíblia sagrada assim define fé: “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem” [2] .

Considerando as definições dadas, podemos dizer que existem várias formas de se conceituar fé, mas todas elas mostram uma certeza e uma convicção em alguma coisa, por isso estamos usando este conceito nesta pesquisa para entendermos que pela fé, podemos ter nossos comportamentos modificados.

1.3 – CIÊNCIA

Ciência é um tipo de conhecimento que atende a determinados requisitos, dados por enunciados gerais que podem ser submetidos a verificação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.6 Kb)   pdf (271.7 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com