TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Origens e Pressupostos da Geografia

Por:   •  11/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  268 Palavras (2 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 2

As Origens e Pressupostos da Geografia

Até o final do século XVIII a geografia não era conhecida como algo sistemático e padronizado. Pode -se dizer que o conhecimento geográfico se encontra disperso de acordo com algumas perspectivas distintas.

Tales e Anaximandro, privilegia a medição do espaço e a discussão da forma da Terra.

Heródoto, se preocupa com a descrição de lugares.

Hipócrates, trata da relação do homem e o meio.

Aristóteles, discute a concepção de lugares através da física sem articula -lá com a discussão homem-natureza.

Assim ate o final do século XVIII, não é possível falar de conhecimento geográfico como algo padronizado; designavam Geografia relatos de viagens, estudo das paisagens e curiosidades dos locais, lugares exóticos entre outros.

A sistematização do conhecimento geográfico só foi ocorrer no início do século XIX. O primeiro destes pressupostos dizia respeito ao conhecimento efetivo da extensão real do planeta. Era necessário que a Terra fosse toda conhecida para que fosse pensado de forma unitária o seu estudo.

Outro pressuposto da sistematização da Geografia era a existência de um repositório de informação sobre variados lugares da Terra. Outro pressuposto para o aparecimento de uma Geografia unitária, residia no aprimoramento das técnicas cartográficas, o instrumento por excelência do geógrafo.

Todas essas condições materiais para sistematização da Geografia são forjadas no processo de avanço e domínio das relações capitalistas. Ao início do século XIX, a malha dos pressupostos históricos da sistematização da Geografia já estava suficientemente tecida. Estas condições haviam se constituído no próprio processo de formação, avanço, e domínio das relações capitalistas.

O processo de transição do feudalismo para o capitalismo manifestou -se a nível continental na Europa. Porém não de forma homogênea.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (62.4 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com